Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.creator | Abrenhosa, Roque Guilherme | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9748507042890164 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:05:18Z | - |
dc.date.available | 2025-12-01 | - |
dc.date.available | 2025-03-18T14:05:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5247 | - |
dc.description.abstract | This study addresses the importance of the Supervised Curricular Internship (SCI) and the knowledge required for the training of future Biological Sciences teachers. This study aims to analyze the experience of the Supervised Curricular Internship with a focus on the knowledge that constituted teacher learning during the period of diagnosis and observation of classes, adopting a qualitative approach. Data were collected through the report previously prepared as a component of SCI data collection. The results reveal that SCI provides a significant integration between theory and practice. In addition, the teacher training process goes beyond mere observation, involving action, reflection and the construction of knowledge in an articulated manner. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a importância do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e os saberes necessários para formação de futuros professores de Ciências Biológicas. Este estudo tem como objetivo analisar vivência no Estágio Curricular Supervisionado com foco nos saberes que constituíram a aprendizagem docente no período de diagnóstico e observação de aulas, adotando uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio do relatório previamente feito como componente de recolha de dados do ECS. Os resultados revelam que o ECS proporciona uma integração significativa entre teoria e prática. Além disso, o processo de formação docente vai além da mera observação, envolvendo a ação, a reflexão e a construção dos saberes de forma articulada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Roque Guilherme Abrenhosa (roque.abrenhosa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-18T00:14:14Z No. of bitstreams: 2 TCC_Roque Guilherme.pdf: 531158 bytes, checksum: 7b863c2f8cc2ac984f10a8629f649e43 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_%284%29_assinado.pdf: 144903 bytes, checksum: 6e8d47980c6f1d96ced7accf4222aec0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ROQUE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A ata de defesa não foi anexada à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano” no anexo enviado ou no link, https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=uhX6cuRM5NM Assim que a ata de defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-03-18T11:52:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Roque Guilherme Abrenhosa (roque.abrenhosa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-18T13:03:38Z No. of bitstreams: 3 TCC_Roque Guilherme.pdf: 531158 bytes, checksum: 7b863c2f8cc2ac984f10a8629f649e43 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_%284%29_assinado.pdf: 144903 bytes, checksum: 6e8d47980c6f1d96ced7accf4222aec0 (MD5) Ata Roque.pdf: 151569 bytes, checksum: e6cefeba464c8c8cac1ece9cf5b1ead7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-18T14:02:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC_Roque Guilherme.pdf: 531158 bytes, checksum: 7b863c2f8cc2ac984f10a8629f649e43 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_%284%29_assinado.pdf: 144903 bytes, checksum: 6e8d47980c6f1d96ced7accf4222aec0 (MD5) Ata Roque.pdf: 151569 bytes, checksum: e6cefeba464c8c8cac1ece9cf5b1ead7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-18T14:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC_Roque Guilherme.pdf: 531158 bytes, checksum: 7b863c2f8cc2ac984f10a8629f649e43 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_%284%29_assinado.pdf: 144903 bytes, checksum: 6e8d47980c6f1d96ced7accf4222aec0 (MD5) Ata Roque.pdf: 151569 bytes, checksum: e6cefeba464c8c8cac1ece9cf5b1ead7 (MD5) Previous issue date: 2025-02-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Prática investigativa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA EM CONTEXTO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | pt_BR |
dc.title.alternative | The Construction of Teaching Knowledge in the Context of Experience in Supervised Curricular Internship | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Roque Guilherme Abrenhosa.pdf | TCC | 518,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Roque Guilherme Abrenhosa.pdf | Termo de ciência e autorização | 141,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Roque Guilherme Abrenhosa.pdf | Ata de defesa | 148,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.