Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/524
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE TEÓRICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Soares, Michela Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Juliana Cristina da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Sérgio Freitas
metadata.dc.description.resumo: Estudo baseado em pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, demonstra que no período da formação docente os saberes aparecem fragmentados e descontextualizados do ambiente escolar. No entanto, as instituições de ensino superior responsável pela formação dos futuros professores, ainda, ajustam seus conhecimentos em diferentes teorias e áreas de conhecimento, que as vezes não está conectado com a realidade cotidiana do professor. Este, como protagonista dessa dinâmica é parte indissociável dela, assim, necessita estar consciente dos saberes que constituem sua prática docente e a sua realidade escolar, e que foram adquiridos durante sua formação, é por meio desses conhecimentos que o professor busca subsídios para constituir-se professor. Assim, os objetivos do presente estudo, no âmbito geral, foi analisar os fatores que contribuem na formação inicial do professor do ensino básico e como objetivos específicos, buscou estudar os reflexos da formação do professor no cotidiano escolar, assim como, identificar como os saberes pedagógicos norteiam a prática educativa do professor em escola pública.
Abstract: A study based on qualitative and descriptive bibliographic research shows that during the period of teacher education, knowledge appears fragmented and out of context in the school environment. However, the higher education institutions responsible for the formation of future teachers still adjust their knowledge in different theories and areas of knowledge, which sometimes is not connected with the daily reality of the teacher. As the protagonist of this dynamic is an inseparable part of it, therefore, he needs to be aware of the knowledge that constitutes his teaching practice and his school reality, and which were acquired during his training, it is through this knowledge that the teacher seeks subsidies to constitute themselves. become a teacher. Thus, the objectives of the present study, in the general scope, was to analyze the factors that contribute in the initial formation of the elementary school teacher and as specific objectives, sought to study the reflexes of the teacher formation in the daily school life, as well as to identify how the knowledge Teachers guide the educational practice of the teacher in a public school.
Keywords: Docente
Teacher
Formação de Professores
Teacher training
Práticas Pedagógicas
Pedagogical practices
Ensino
Teaching
Escola
School
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/524
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Michela Cristina Soares.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.