Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5191
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: IMPACTOS NO MERCADO DE PAISAGISMO E JARDINAGEM
Autor(es): Bastos, Jussara Pereira
Primeiro Orientador: Alves, Gleina Costa Silva
Primeiro Membro da Banca: Gois, Luciana Teixeira de
Resumo: Este estudo de natureza qualitativa e descritiva, objetivou identificar os impactos da pandemia do coronavírus no mercado de jardinagem e paisagismo no contexto Brasileiro. A pandemia de Sars-CoV-2 iniciou-se no Brasil em março de 2020 além de gerar um impacto na saúde também gerou diversos impactos socio-ambientais e econômicos, sendo, o comércio impactado pelo necessário distanciamento social. Realizou-se pesquisa bibliográfica utilizando os descritores “Comércio, Covid-19, Jardinagem, Mercado, Paisagismo, Pandemia” para localização dos trabalhos. Foram identificados 05 trabalhos, sendo que 04 compuseram o corpus analítico deste estudo por atenderem os critérios de inclusão. Identificou-se que a pandemia ocasionou uma mudança no perfil do consumidor, redução da demanda, do faturamento mensal e anual e até mesmo a mudança de mercado, onde muitos produtores diminuíram a variedade de flores e plantas ornamentais cultivadas. Quanto ao consumidor final, observou-se que o consumo de plantas e flores ornamentais correspondeu a uma atividade de autocuidado, no sentido de que cultivar no ambiente doméstico plantas possibilitou a redução da ansiedade causada pelo cenário pandêmico.
Abstract: This qualitative and descriptive study aimed to identify the impacts of the coronavirus pandemic on the gardening and landscaping market in the Brazilian context. The Sars-CoV-2 pandemic began in Brazil in March 2020, in addition to having an impact on health, it also generated several socio-environmental and economic impacts, with commerce impacted by the necessary social distancing. Bibliographic research was carried out using the descriptors “Commerce, Covid-19, Gardening, Market, Landscaping, Pandemic” to locate the works. 05 works were identified, 04 of which made up the analytical corpus of this study as they met the inclusion criteria. It was identified that the pandemic caused a change in the consumer profile, a reduction in demand, monthly and annual revenue and even a change in the market, where many commercial producers reduced the variety of flowers and ornamental plants cultivated. As for the end consumer, it was observed that the consumption of ornamental plants and flowers corresponded to a self-care activity, in the sense that cultivating plants in the domestic environment made it possible to reduce the anxiety caused by the pandemic scenario.
Palavras-chave: Comércio
Flores
Plantas Ornamentais
Pesquisa bibliográfica
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5191
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jussara Pereira Bastos.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador