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Tipo: Dissertação
Título: PANORAMA NACIONAL DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Autor(es): Martins, Alda Vivianne Moreira Santana
Primeiro Orientador: Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges
Primeiro Coorientador: Sousa, Marcos de Moraes
Primeiro Membro da Banca: Cardoso, Flávio
Segundo Membro da Banca: Sousa, Marcos
Terceiro Membro da Banca: Dias, Denise
Quarto Membro da Banca: Oliveira, Josiane
Quinto Membro da Banca: Fernandez, Maria
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito realizar um estudo sobre a divisão sexual do trabalho nos cargos de gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil. Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa: Gestão, Organização e Memórias. Neste sentido, objetiva-se traçar a participação das mulheres nos cargos de gestão, dentro dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, nas regiões e estados do Brasil. Assim, a discussão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no processo de inserção no mercado de trabalho ganha maior relevância, considerando que esses desafios se revelam significativamente mais complexos em comparação aos enfrentados pelos homens. As mulheres, muitas vezes, acumulam responsabilidades tanto nas esferas domésticas quanto profissionais, o que agrava as dificuldades para sua ascensão e permanência em cargos de liderança. Essa dupla jornada impõe barreiras adicionais, limitando suas oportunidades de progresso profissional e ampliando as desigualdades entre mulheres e homens. Este estudo fundamenta-se nas disparidades de acesso a cargos de poder entre mulheres e homens, buscando verificar se tais desigualdades persistem no âmbito educacional. Assim, a divisão sexual do trabalho nos contextos de trabalho gera relações de poder que têm comprometido a representatividade das mulheres nestes espaços, considerando as diferenças em relação aos privilégios e condições de trabalho entre mulheres e homens. A abordagem metodológica utilizada foi quali-quantitativa, combinando as vantagens de ambas as perspectivas para uma análise abrangente dos dados. A utilização de métodos qualitativos, incluindo pesquisa documental e bibliográfica, aliada a métodos quantitativos, permitiu uma compreensão mais rica e detalhada dos fenômenos estudados, fundamentando tanto a análise estatística quanto a interpretação profunda dos dados coletados. A coleta de dados foi realizada utilizando-se de fontes secundárias, garantindo a consistência e a confiabilidade das informações. Os dados obtidos foram de fontes públicas e oficiais, disponíveis nos sites institucionais e nos relatórios anuais de gestão, dados que forneceram uma base sólida para a análise. Este percurso metodológico garantiu uma produção de conhecimento robusta e fundamentada, permitindo que os resultados obtidos fossem interpretados de maneira abrangente e contextualizada. O estudo apontou que a disparidade de gênero é significativa nos Institutos Federais. Apesar dos avanços no contexto educacional, as mulheres ainda enfrentam barreiras substanciais para alcançar posições de liderança. Durante o período analisado, as mulheres nos IF avançaram pouco nos cargos em posições de liderança e o número de homens que assumem os cargos de liderança ainda é um número superior ao número de mulheres. Com isso, podemos destacar a necessidade de políticas e iniciativas mais eficazes para a promoção da equidade de gênero, incentivando a ascensão das mulheres em posições de liderança.
Abstract: The purpose of this research was to conduct a study on the sexual division of labor in management positions at Federal Institutes of Education, Science, and Technology throughout Brazil. This research is part of the research line: Management, Organization, and Memories. In this sense, the objective is to trace the participation of women in management positions within Federal Institutes of Education, Science, and Technology in the regions and states of Brazil. Thus, the discussion on the challenges faced by women in the process of entering the job market gains greater relevance, considering that these challenges are significantly more complex compared to those faced by men. Women often accumulate responsibilities in both domestic and professional spheres, which aggravates the difficulties in their advancement and permanence in leadership positions. This double shift imposes additional barriers, limiting their opportunities for professional advancement and widening inequalities between women and men. This study is based on the disparities in access to positions of power between women and men, seeking to verify whether such inequalities persist in the educational field. Thus, the sexual division of labor in work contexts generates power relations that have compromised the representation of women in these spaces, considering the differences in privileges and working conditions between women and men. The methodological approach used was qualitative and quantitative, combining the advantages of both perspectives for a comprehensive analysis of the data. The use of qualitative methods, including documentary and bibliographic research, combined with quantitative methods, allowed for a richer and more detailed understanding of the phenomena studied and thus supported both the statistical analysis and the in-depth interpretation of the data collected. Data collection was carried out using secondary sources, ensuring the consistency and reliability of the information. The data obtained were from public and official sources, available on institutional websites and in annual management reports, data that provided a solid basis for the analysis. This methodological approach ensured a robust and well-founded production of knowledge, allowing us to interpret the results obtained in a comprehensive and contextualized manner. The study showed that the gender disparity is significant in federal institutes. Despite advances in education, women still face substantial barriers to reaching leadership positions. During the period analyzed, women in FIs made little progress in leadership positions and the number of men assuming leadership positions is still higher than the number of women. Therefore, we can highlight the need for more effective policies and initiatives to promote gender equality, encouraging the rise of women to leadership positions.
Palavras-chave: Divisão sexual do trabalho
Gestão pública
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5172
Data do documento: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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