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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A RECONFIGURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI Nº 13.415/17: LIMITES E POSSIBILIDADES
Título(s) alternativo(s): RECONFIGURATION OF HIGH SCHOOL FROM LAW 13.415 / 17: LIMITS AND PROSPECTS
Autor(es): Cunha Júnior, José Eustáquio Rodrigues da
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Segundo Membro da Banca: Bretas, Maria Luiza Batista
Terceiro Membro da Banca: Quinan, Juliana Maria Corallo
Resumo: O presente trabalho propõe discutir as alterações do Ensino Médio, a partir da Lei 13.415/2017, e refletir sobre os limites e as perspectivas da mesma. A Lei estabelece novas diretrizes e bases para o Novo Ensino Médio. A intenção, dada a abrangência do tema, é buscar compreender os interesses que norteiam as propostas da referida lei, tendo em vista os sujeitos que serão atingidos por tal reforma. A lei estabelece mudanças em relação à carga horária e à organização curricular. Além disso, o documento abandona a ideia de disciplinas e adota o conceito de áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Este artigo visa responder à seguinte questão: quais são os limites e perspectivas apresentados pela Lei nº 13.415/2017? A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referenciais teóricos os estudos de Freitas (2016), Frigotto (2016), Kuenzer (2017), entre outros. Para a coleta de dados, foram utilizados decretos, leis, livros e artigos que tratavam do objeto deste estudo. A partir da análise realizada, compreendeu-se que as mudanças implementadas no ensino médio, por meio da Lei n° 13.415/2017, têm como compromisso uma formação mais técnica e menos propedêutica, voltada apenas para a formação do sujeito no mercado de trabalho. Com a oferta de uma educação dualista, distancia-se do conceito de omnilateralidade que pressupõe uma formação integral.
Abstract: The present work proposes to discuss the alterations of the High School, starting from Law 13.415 / 2017, and to reflect on the limits and perspectives of the same. The Law establishes new guidelines and bases for the New High School. The intention, given the scope of the theme, is to seek to understand the interests that guide the proposals of said law, in view of the subjects that will be affected by such a reform. The law establishes changes in relation to the workload and curricular organization. In addition, the document abandons the idea of disciplines and adopts the concept of areas of knowledge: Languages and their Technologies; Mathematics and its Technologies; Natural Sciences and their Technologies; Applied Human and Social Sciences and Technical and Professional Formation. This article aims to answer the following question: what are the limits and prospects presented by Law 13.415 / 2017? The methodology adopted is the bibliographical and documentary research, having as theoretical references the studies of Freitas (2016), Frigotto (2016), Kuenzer (2017), among others. For data collection, were used decrees, laws, books and articles dealing with the object of this study. From the analysis carried out, it was understood that the changes implemented in secondary education, through Law nº. 13.415/2017, are committed to a more technical and less propedutical training, aimed only at the training of the subject in the labor market. With the offer of a dualistic education, it distances itself from the concept of omnilaterality that presupposes an integral formation.
Palavras-chave: Ensino Médio. Políticas educacionais. Reforma do Ensino Médio
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/515
Data do documento: 2-Jul-2019
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

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