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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.referee2Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee3Quinan, Juliana Maria Corallo-
dc.creatorCunha Júnior, José Eustáquio Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-08-02T11:40:02Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-02T11:40:02Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/515-
dc.description.abstractThe present work proposes to discuss the alterations of the High School, starting from Law 13.415 / 2017, and to reflect on the limits and perspectives of the same. The Law establishes new guidelines and bases for the New High School. The intention, given the scope of the theme, is to seek to understand the interests that guide the proposals of said law, in view of the subjects that will be affected by such a reform. The law establishes changes in relation to the workload and curricular organization. In addition, the document abandons the idea of disciplines and adopts the concept of areas of knowledge: Languages and their Technologies; Mathematics and its Technologies; Natural Sciences and their Technologies; Applied Human and Social Sciences and Technical and Professional Formation. This article aims to answer the following question: what are the limits and prospects presented by Law 13.415 / 2017? The methodology adopted is the bibliographical and documentary research, having as theoretical references the studies of Freitas (2016), Frigotto (2016), Kuenzer (2017), among others. For data collection, were used decrees, laws, books and articles dealing with the object of this study. From the analysis carried out, it was understood that the changes implemented in secondary education, through Law nº. 13.415/2017, are committed to a more technical and less propedutical training, aimed only at the training of the subject in the labor market. With the offer of a dualistic education, it distances itself from the concept of omnilaterality that presupposes an integral formation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe discutir as alterações do Ensino Médio, a partir da Lei 13.415/2017, e refletir sobre os limites e as perspectivas da mesma. A Lei estabelece novas diretrizes e bases para o Novo Ensino Médio. A intenção, dada a abrangência do tema, é buscar compreender os interesses que norteiam as propostas da referida lei, tendo em vista os sujeitos que serão atingidos por tal reforma. A lei estabelece mudanças em relação à carga horária e à organização curricular. Além disso, o documento abandona a ideia de disciplinas e adota o conceito de áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Este artigo visa responder à seguinte questão: quais são os limites e perspectivas apresentados pela Lei nº 13.415/2017? A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referenciais teóricos os estudos de Freitas (2016), Frigotto (2016), Kuenzer (2017), entre outros. Para a coleta de dados, foram utilizados decretos, leis, livros e artigos que tratavam do objeto deste estudo. A partir da análise realizada, compreendeu-se que as mudanças implementadas no ensino médio, por meio da Lei n° 13.415/2017, têm como compromisso uma formação mais técnica e menos propedêutica, voltada apenas para a formação do sujeito no mercado de trabalho. Com a oferta de uma educação dualista, distancia-se do conceito de omnilateralidade que pressupõe uma formação integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Eustáquio Rodrigues da Cunha Júnior (2017212222330150@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-30T22:21:40Z No. of bitstreams: 1 Artigo José Eustáquio Rodrigues da Cunha_versão final -27-07.doc: 138752 bytes, checksum: 1608cd42ff6a27990a06c0d619233527 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado ao trabalho acadêmico. o TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" A ata de defesa (ou folha de apresentação) não está assinada. A Assinatura da mesma é a prova de que o trabalho foi submetido à banca de avaliação de trabalho final. Este documento deverá ter assinatura de todos os membros participantes da banca. O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2019-07-31T13:18:09Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by José Eustáquio Rodrigues da Cunha Júnior (2017212222330150@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-01T22:05:36Z No. of bitstreams: 1 tcc_José Eustáquio Rodrigues da Cunha Júnior.pdf: 7751477 bytes, checksum: a4bbdfcda4b2ea01ccbf650d7287c829 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-02T11:39:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_José Eustáquio Rodrigues da Cunha Júnior.pdf: 7751477 bytes, checksum: a4bbdfcda4b2ea01ccbf650d7287c829 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-02T11:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_José Eustáquio Rodrigues da Cunha Júnior.pdf: 7751477 bytes, checksum: a4bbdfcda4b2ea01ccbf650d7287c829 (MD5) Previous issue date: 2019-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio. Políticas educacionais. Reforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA RECONFIGURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI Nº 13.415/17: LIMITES E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.title.alternativeRECONFIGURATION OF HIGH SCHOOL FROM LAW 13.415 / 17: LIMITS AND PROSPECTSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

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