Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/514
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÕES SOBRE O MODELO DE GESTÃO DOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS
Título(s) alternativo(s): REFLECTIONS ON THE MANAGEMENT MODEL OF GOIÁS STATE MILITARY SCHOOLS
Autor(es): Campos, Valdisnei Martins de
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Fernandes, Juliana Cristina da Costa
Segundo Membro da Banca: Jerônimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes
Resumo: O processo de militarização se dá pela parceira entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás. O objetivo desse trabalho é analisar o modelo de gestão escolar nas escolas estaduais de educação básica militarizadas pelo estado de Goiás. O questionamento que se faz é se essas escolas constituem-se em espaços democráticos e de acesso a todos. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referenciais teóricos os estudos de Alves (2018); Toschi e Ferreira (2018); Guimarães e Lamos (2018); Cruz e Ribeiro (2015), dentre outros. Para a coleta de dados, foram utilizados decretos, leis, documentos e artigos que tratavam do objeto deste estudo. A partir da análise realizada compreendeu-se que a transferência das escolas estaduais para a gestão da Polícia Militar modificou a estrutura dessas instituições que, antes, eram espaços democráticos e de acesso a todos e, hoje, constituem-se uma estrutura militarizada e seletiva.
Abstract: The process of militarization takes place through the partnership between State Secretariat of Education, Culture and Sport and the Public Security Secretariat of Goiás. The objective of this work is to analyze the model of school management in state schools of basic education militarized by the state of Goiás. The question is whether these schools constitute democratic spaces and access to all. The methodology adopted is of the bibliographical and documentary research, having as theoretical references the studies of Alves (2018); Toschi and Ferreira (2018); Guimarães and Lamos (2018); Cruz and Ribeiro (2015), among others. For the collection of data, decrees, laws, documents and articles dealing with the object of this study were used. From the analysis carried out, it was understood that the transfer of state schools to the management of the Military Police changed the structure of these institutions, which were democratic and accessible to all, and today constitute a militarized and selective structure.
Palavras-chave: Militarização
Militarization
Gestão compartilhada
Shared management
Colégios militares
Military Schools
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/514
Data do documento: 3-Jul-2019
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Valdisnei Martins de Campos.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.