Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Juliana Cristina da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722pt_BR
dc.contributor.referee2Jerônimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035577737127278pt_BR
dc.creatorCampos, Valdisnei Martins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151713920235485pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-02T11:20:25Z-
dc.date.available2019-08-03-
dc.date.available2019-08-02T11:20:25Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/514-
dc.description.abstractThe process of militarization takes place through the partnership between State Secretariat of Education, Culture and Sport and the Public Security Secretariat of Goiás. The objective of this work is to analyze the model of school management in state schools of basic education militarized by the state of Goiás. The question is whether these schools constitute democratic spaces and access to all. The methodology adopted is of the bibliographical and documentary research, having as theoretical references the studies of Alves (2018); Toschi and Ferreira (2018); Guimarães and Lamos (2018); Cruz and Ribeiro (2015), among others. For the collection of data, decrees, laws, documents and articles dealing with the object of this study were used. From the analysis carried out, it was understood that the transfer of state schools to the management of the Military Police changed the structure of these institutions, which were democratic and accessible to all, and today constitute a militarized and selective structure.pt_BR
dc.description.resumoO processo de militarização se dá pela parceira entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás. O objetivo desse trabalho é analisar o modelo de gestão escolar nas escolas estaduais de educação básica militarizadas pelo estado de Goiás. O questionamento que se faz é se essas escolas constituem-se em espaços democráticos e de acesso a todos. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referenciais teóricos os estudos de Alves (2018); Toschi e Ferreira (2018); Guimarães e Lamos (2018); Cruz e Ribeiro (2015), dentre outros. Para a coleta de dados, foram utilizados decretos, leis, documentos e artigos que tratavam do objeto deste estudo. A partir da análise realizada compreendeu-se que a transferência das escolas estaduais para a gestão da Polícia Militar modificou a estrutura dessas instituições que, antes, eram espaços democráticos e de acesso a todos e, hoje, constituem-se uma estrutura militarizada e seletiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valdisnei Martins de Campos (2017212222330273@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-01T17:35:06Z No. of bitstreams: 1 tcc_Valdisnei Martins de Campos.pdf: 1085275 bytes, checksum: 7fcf532cb7a2865939e9091c8807599b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-02T11:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Valdisnei Martins de Campos.pdf: 1085275 bytes, checksum: 7fcf532cb7a2865939e9091c8807599b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-02T11:20:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Valdisnei Martins de Campos.pdf: 1085275 bytes, checksum: 7fcf532cb7a2865939e9091c8807599b (MD5) Previous issue date: 2019-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMilitarizaçãopt_BR
dc.subjectMilitarizationpt_BR
dc.subjectGestão compartilhadapt_BR
dc.subjectShared managementpt_BR
dc.subjectColégios militarespt_BR
dc.subjectMilitary Schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleREFLEXÕES SOBRE O MODELO DE GESTÃO DOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁSpt_BR
dc.title.alternativeREFLECTIONS ON THE MANAGEMENT MODEL OF GOIÁS STATE MILITARY SCHOOLSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Valdisnei Martins de Campos.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.