Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5126
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA ESTRATÉGIA PARA PERSONALIZAÇÃO DE CONTEÚDO DE SISTEMAS DE REALIDADE VIRTUAL VOLTADOS APRA A INDPUSTRIA 4.0
Título(s) alternativo(s): A strategy for content personalization of virtual reality systems aimed at industry 4.0
Autor(es): Melo, Gabriel Vieira
Primeiro Orientador: Silva, Alexandre Carvalho
Primeiro Membro da Banca: Alves, Jesmmer da Silveira
Segundo Membro da Banca: Andrade, Alexandre Motta de
Resumo: Com o avanço tecnológico e a crescente integração de novas tecnologias na Indústria 4.0, a Realidade Virtual (RV) tem ganhado espaço nos processos industriais, sendo aplicada em treinamentos, simulações e monitoramento de operações. No entanto, desafios como alto custo, falta de equipes especializadas e dificuldade na adaptação e criação de novos recursos após a implementação podem comprometer sua eficácia. Como grande parte das funcionalidades desses ambientes é definida no momento de sua criação, há limitações para atender novas demandas dos usuários finais. Diante desse cenário, este projeto propõe uma arquitetura integradora acessível, permitindo a personalização dinâmica de ambientes de RV no contexto industrial. Como estudo de caso, o setor de subestações elétricas foi escolhido para demonstrar sua aplicabilidade em planejamento, treinamento e manutenção, ampliando o uso da RV em diversos cenários. A solução desenvolvida possibilita a adaptação do conteúdo conforme a necessidade da aplicação, permitindo que dados dos componentes presentes na cena sejam modificados de maneira intuitiva e eficiente. Dessa forma, busca-se viabilizar a personalização dos ambientes de RV de forma prática e acessível, sem a necessidade de ajustes manuais por equipes especializadas, tornando o processo mais escalável e eficiente.
Abstract: With technological advancements and the increasing integration of new technologies in Industry 4.0, Virtual Reality (VR) has gained traction in industrial processes, being applied in training, simulations, and operations monitoring. However, challenges such as high costs, lack of specialized teams, and difficulties in adapting and creating new resources after implementation may compromise its effectiveness. Since most functionalities in these environments are defined at the time of their creation, there are limitations in meeting new user demands. Given this scenario, this project proposes an accessible integrative architecture, enabling the dynamic customization of VR environments in an industrial context. As a case study, the electrical substation sector was chosen to demonstrate its applicability in planning, training, and maintenance, expanding the use of VR across various scenarios. The developed solution allows for content adaptation according to application needs, enabling the modification of scene component data in an intuitive and efficient manner. Thus, the goal is to facilitate VR environment customization in a practical and accessible way, eliminating the need for manual adjustments by specialized teams, making the process more scalable and efficient.
Palavras-chave: Realidade Virtual
Indústria 4.0
Personalização de Ambientes Virtuais
Subestações Elétricas
Virtual Reality
Industry 4.0
Virtual Environment Customization
Electrical Substations
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5126
Data do documento: 12-Fev-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Gabriel Melo.pdf64,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.