Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5103
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE SURDA NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Autor(es): | Santana, Julia Gabriele Abelar |
Primeiro Orientador: | Silva, Adriano Aparecido da |
Resumo: | Este trabalho é um relato de experiência de uma estudante surda no curso de Bacharelado em Administração no Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. O objetivo foi apresentar os desafios e potencialidades ao longo de sua trajetória acadêmica. A metodologia é qualitativa, utilizando a autobiografia como método. Os resultados indicam que, apesar do avanço nas legislações que facilitam o acesso de pessoas surdas ao ensino superior, ainda há descompassos em relação à permanência, pois muitos obstáculos precisam ser superados para garantir qualidade no desempenho acadêmico desses estudantes. O relato revela a necessidade de mais tradutores intérpretes de Libras Português na Instituição e de formação continuada para docentes, para que outros estudantes surdos possam ter acesso ao conhecimento de forma equitativa, desenvolvendo seu potencial acadêmico e profissional. |
Abstract: | This work is a report of the experience of a deaf student in the Bachelor's degree program in Administration at the Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. The objective was to present the challenges and potentialities throughout her academic trajectory. The methodology is qualitative, using autobiography as a method. The results indicate that, despite the progress in legislation that facilitates the access of deaf people to higher education, there are still discrepancies regarding their permanence, as many obstacles need to be overcome to ensure quality in the academic performance of these students. The report reveals the need for more Libras-Portuguese interpreters at the institution and continuous training for teachers, so that other deaf students can have equitable access to knowledge, developing their academic and professional potential. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Surda Autobiografia |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5103 |
Data do documento: | 11-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_tcc_Julia Gabriele Abelar Santana.pdf | 966 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.