Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Adriano Aparecido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=21496BECBBBF833496C747CA6006834Fpt_BR
dc.creatorSantana, Julia Gabriele Abelar-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-08T00:57:00Z-
dc.date.available2025-02-10-
dc.date.available2025-02-08T00:57:00Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5103-
dc.description.abstractThis work is a report of the experience of a deaf student in the Bachelor's degree program in Administration at the Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. The objective was to present the challenges and potentialities throughout her academic trajectory. The methodology is qualitative, using autobiography as a method. The results indicate that, despite the progress in legislation that facilitates the access of deaf people to higher education, there are still discrepancies regarding their permanence, as many obstacles need to be overcome to ensure quality in the academic performance of these students. The report reveals the need for more Libras-Portuguese interpreters at the institution and continuous training for teachers, so that other deaf students can have equitable access to knowledge, developing their academic and professional potential.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um relato de experiência de uma estudante surda no curso de Bacharelado em Administração no Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. O objetivo foi apresentar os desafios e potencialidades ao longo de sua trajetória acadêmica. A metodologia é qualitativa, utilizando a autobiografia como método. Os resultados indicam que, apesar do avanço nas legislações que facilitam o acesso de pessoas surdas ao ensino superior, ainda há descompassos em relação à permanência, pois muitos obstáculos precisam ser superados para garantir qualidade no desempenho acadêmico desses estudantes. O relato revela a necessidade de mais tradutores intérpretes de Libras Português na Instituição e de formação continuada para docentes, para que outros estudantes surdos possam ter acesso ao conhecimento de forma equitativa, desenvolvendo seu potencial acadêmico e profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Julia Gabriele Abelar Santana (julia.abelar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-02-07T23:45:55Z No. of bitstreams: 1 Julia Gabriele Abelar Santana (2).pdf: 989181 bytes, checksum: 6795f4a7dc6c8ed9d1f2894456af6dbe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-02-08T00:55:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Julia Gabriele Abelar Santana (2).pdf: 989181 bytes, checksum: 6795f4a7dc6c8ed9d1f2894456af6dbe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-08T00:57:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julia Gabriele Abelar Santana (2).pdf: 989181 bytes, checksum: 6795f4a7dc6c8ed9d1f2894456af6dbe (MD5) Previous issue date: 2024-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectSurdapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE SURDA NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Julia Gabriele Abelar Santana.pdf966 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.