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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA ESTIMULAR O ENGAJAMENTO DE ALUNOS AUTISTAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
metadata.dc.creator: Santos Neto, Linsmar Roberto dos
metadata.dc.contributor.advisor1: França, Vanessa
metadata.dc.contributor.advisor2: Santos Neto, Marcília Rinaldes Rocha dos
metadata.dc.description.resumo: A tecnologia tem aplicabilidade em diversas áreas, incluindo a educação e a saúde, e quando aplicada de forma adequada tem potencial de contribuir para a qualidade de vida das pessoas em diversos aspectos. Este artigo propõe analisar a possibilidade de utilização de aplicativos móveis para estimular o engajamento de alunos autistas nas atividades no decorrer das sessões de Atendimento Educacional Especializado – AEE, como complementação e suplementação das atividades escolares. No decorrer dos atendimentos são usados materiais concretos, jogos físicos e atividades em formatos tradicionais, como em papel, o que se talvez seja um desafio recorrente enfrentado por muitos indivíduos dentro do espectro autista. Em se tratando de manter o interesse e o foco principalmente em tarefas repetitivas ou que exijam atenção constante, o comportamento do aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, dificulta bastante a evolução acadêmica/pedagógica e o desenvolvimento de habilidades e competências tanto em sala de aula quanto em sala de recursos e/ou Atividades de Vida Diária/ADV, por meio de um atendimento interativa e integrativa ofertada pela escola. A proposta é que os aplicativos selecionados e utilizados na metodologia deste trabalho tenham a função de auxiliar no engajamento participativo de crianças com autismo e, consequentemente, servir como ferramenta de apoio no tratamento por meio de atendimento educacional destes indivíduos. A pesquisa incluiu 20 crianças com TEA e Deficiência Intelectual (DI), com idades variando de 4 a 12 anos, divididas em dois grupos: um utilizou smartphones para realizar atividades propostas no Plano Educacional Individualizado (PEI), enquanto o outro grupo continuou com atividades tradicionais em papel e jogos físicos. Os resultados validaram que o uso de tecnologia facilitou o envolvimento das crianças, principalmente aquelas que mostravam resistência às abordagens convencionais. Enquanto alguns participantes, que estavam habituados ao uso de dispositivos eletrônicos, se engajaram mais nas atividades realizadas por meio dos smartphones, observou-se uma mudança comportamental significativa em outros que passaram a mostrar interesse nas atividades tradicionais após a exposição à metodologia digital.
Abstract: Technology has applicability in various fields, including education and healthcare, and when applied appropriately, it has the potential to contribute to people's quality of life in multiple aspects. This article aims to analyze the possibility of using mobile applications to stimulate the engagement of autistic students in activities during Specialized Educational Assistance (SEA) sessions, as a complement and supplement to school activities. During these sessions, concrete materials, physical games, and traditional formats such as paper-based activities are used, which may pose a recurring challenge for many individuals on the autism spectrum. Maintaining interest and focus, especially in repetitive tasks or those requiring constant attention, is particularly challenging for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), significantly impacting their academic and pedagogical progress, as well as the development of skills and competencies both in the classroom and in resource rooms and/or daily living activities (DLA), through interactive and integrative educational support provided by the school. The proposed approach is that the selected applications used in this study’s methodology serve to support participatory engagement in children with autism and, consequently, act as an auxiliary tool in their educational treatment. The research involved 20 children with ASD and Intellectual Disability (ID), aged between 4 and 12 years, divided into two groups: one used smartphones to perform activities proposed in the Individualized Educational Plan (IEP), while the other continued with traditional paper-based activities and physical games. The results confirmed that the use of technology facilitated children's engagement, particularly those who showed resistance to conventional approaches. While some participants who were already familiar with electronic devices were more engaged in smartphone-based activities, a significant behavioral change was observed in others, who began showing interest in traditional activities after being exposed to the digital methodology.
Keywords: Alunos
Atendimento Educacional Especializado
Autismo
Aplicativos Móveis
Engajamento participativo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5099
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:Bacharelado em Sistemas de Informação

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