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dc.contributor.advisor1França, Vanessa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631990595350619pt_BR
dc.contributor.advisor2Santos Neto, Marcília Rinaldes Rocha dos-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0607461061085547pt_BR
dc.creatorSantos Neto, Linsmar Roberto dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1317200700165083pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T16:25:22Z-
dc.date.available2025-02-07T16:25:22Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5099-
dc.description.abstractTechnology has applicability in various fields, including education and healthcare, and when applied appropriately, it has the potential to contribute to people's quality of life in multiple aspects. This article aims to analyze the possibility of using mobile applications to stimulate the engagement of autistic students in activities during Specialized Educational Assistance (SEA) sessions, as a complement and supplement to school activities. During these sessions, concrete materials, physical games, and traditional formats such as paper-based activities are used, which may pose a recurring challenge for many individuals on the autism spectrum. Maintaining interest and focus, especially in repetitive tasks or those requiring constant attention, is particularly challenging for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), significantly impacting their academic and pedagogical progress, as well as the development of skills and competencies both in the classroom and in resource rooms and/or daily living activities (DLA), through interactive and integrative educational support provided by the school. The proposed approach is that the selected applications used in this study’s methodology serve to support participatory engagement in children with autism and, consequently, act as an auxiliary tool in their educational treatment. The research involved 20 children with ASD and Intellectual Disability (ID), aged between 4 and 12 years, divided into two groups: one used smartphones to perform activities proposed in the Individualized Educational Plan (IEP), while the other continued with traditional paper-based activities and physical games. The results confirmed that the use of technology facilitated children's engagement, particularly those who showed resistance to conventional approaches. While some participants who were already familiar with electronic devices were more engaged in smartphone-based activities, a significant behavioral change was observed in others, who began showing interest in traditional activities after being exposed to the digital methodology.pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia tem aplicabilidade em diversas áreas, incluindo a educação e a saúde, e quando aplicada de forma adequada tem potencial de contribuir para a qualidade de vida das pessoas em diversos aspectos. Este artigo propõe analisar a possibilidade de utilização de aplicativos móveis para estimular o engajamento de alunos autistas nas atividades no decorrer das sessões de Atendimento Educacional Especializado – AEE, como complementação e suplementação das atividades escolares. No decorrer dos atendimentos são usados materiais concretos, jogos físicos e atividades em formatos tradicionais, como em papel, o que se talvez seja um desafio recorrente enfrentado por muitos indivíduos dentro do espectro autista. Em se tratando de manter o interesse e o foco principalmente em tarefas repetitivas ou que exijam atenção constante, o comportamento do aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA, dificulta bastante a evolução acadêmica/pedagógica e o desenvolvimento de habilidades e competências tanto em sala de aula quanto em sala de recursos e/ou Atividades de Vida Diária/ADV, por meio de um atendimento interativa e integrativa ofertada pela escola. A proposta é que os aplicativos selecionados e utilizados na metodologia deste trabalho tenham a função de auxiliar no engajamento participativo de crianças com autismo e, consequentemente, servir como ferramenta de apoio no tratamento por meio de atendimento educacional destes indivíduos. A pesquisa incluiu 20 crianças com TEA e Deficiência Intelectual (DI), com idades variando de 4 a 12 anos, divididas em dois grupos: um utilizou smartphones para realizar atividades propostas no Plano Educacional Individualizado (PEI), enquanto o outro grupo continuou com atividades tradicionais em papel e jogos físicos. Os resultados validaram que o uso de tecnologia facilitou o envolvimento das crianças, principalmente aquelas que mostravam resistência às abordagens convencionais. Enquanto alguns participantes, que estavam habituados ao uso de dispositivos eletrônicos, se engajaram mais nas atividades realizadas por meio dos smartphones, observou-se uma mudança comportamental significativa em outros que passaram a mostrar interesse nas atividades tradicionais após a exposição à metodologia digital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Linsmar Roberto dos Santos Neto (linsmar.neto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-02-05T14:43:09Z No. of bitstreams: 1 artigo_Linsmar Neto.pdf: 549203 bytes, checksum: c80e30a4da3823e5cade216157646eb0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado LINSMAR, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a Ata de defesa não foram anexados à submissão. A inclusão do TCAE e da ATA de Defesa é obrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Porventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, para ajustes e adequação.  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-02-05T18:28:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Linsmar Roberto dos Santos Neto (linsmar.neto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-02-07T11:34:36Z No. of bitstreams: 3 artigo_Linsmar Neto.pdf: 549203 bytes, checksum: c80e30a4da3823e5cade216157646eb0 (MD5) Ata de defesa banca publica de tcc - LINSMAR - 2024-2.pdf: 68663 bytes, checksum: 605263129bbafac22ff3099f65447078 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado.pdf: 126553 bytes, checksum: 8dd310e3e3a62fcec5cebb0e5bdb2f5b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-02-07T16:21:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Linsmar Neto.pdf: 549203 bytes, checksum: c80e30a4da3823e5cade216157646eb0 (MD5) Ata de defesa banca publica de tcc - LINSMAR - 2024-2.pdf: 68663 bytes, checksum: 605263129bbafac22ff3099f65447078 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado.pdf: 126553 bytes, checksum: 8dd310e3e3a62fcec5cebb0e5bdb2f5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T16:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo_Linsmar Neto.pdf: 549203 bytes, checksum: c80e30a4da3823e5cade216157646eb0 (MD5) Ata de defesa banca publica de tcc - LINSMAR - 2024-2.pdf: 68663 bytes, checksum: 605263129bbafac22ff3099f65447078 (MD5) termo_de_autorizacao_assinado.pdf: 126553 bytes, checksum: 8dd310e3e3a62fcec5cebb0e5bdb2f5b (MD5) Previous issue date: 2024-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subjectEngajamento participativopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA ESTIMULAR O ENGAJAMENTO DE ALUNOS AUTISTAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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tcae_Linsmar Roberto dos Santos Neto .pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO123,59 kBAdobe PDFView/Open


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