Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5071
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A MORADIA ESTUDANTIL DO IF GOIANO - CAMPUS CERES COMO ESPAÇO FORMATIVO: MEMÓRIAS DE EGRESSOS |
metadata.dc.creator: | Rodrigues Neto, Manoel Marçal |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, José Carlos Moreira |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal Goiano, objetivando compreender as experiências vivenciadas por estudantes residentes na instituição, apreendendo concepções, valores e memórias e correlacionando-as com as políticas de assistência estudantil dentro de um contexto de formação humana e omnilateral. O estudo utilizou-se de uma abordagem metodológica de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, focado nas narrativas de alunos egressos, gestores e professores envolvidos diretamente com a Moradia Estudantil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano-Campus Ceres. A amostra investigada incluiu quatro egressos da Moradia Estudantil, maiores de 18 anos, bem como o Diretor Geral, o coordenador de assistência estudantil e um professor egresso beneficiário da Moradia Estudantil, totalizando sete participantes. Os egressos foram residentes entre os anos de 2010 e 2020. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise documental, permitindo uma rica compreensão dos desdobramentos relacionados ao processo de formação dos estudantes residentes, tanto como discentes quanto como cidadãos. A pesquisa buscou explorar como a Moradia Estudantil contribui para essa formação, considerando o ambiente de convivência coletiva e formação omnilateral do estudante. A análise de dados foi realizada mediante a leitura e observações sucessivas dos dados bibliográficos e das entrevistas, confrontando informações recorrentes e análise de conteúdo para extrair significados e nuances das experiências relatadas. Os resultados indicam que a Moradia Estudantil transcende sua função de acolhimento físico e socioeconômico, estabelecendo-se como um espaço de suma importância para o aprendizado, convivência e formação de valores. O Produto Educacional Guia do Estudante Residente, em formato digital (e-book), desenvolvido em consequência desta pesquisa, apresenta informações essenciais sobre a rotina da Moradia Estudantil, normas, horário de atendimento e serviços disponibilizados pela assistência estudantil, facilitando a integração de novos estudantes à instituição. O produto foi apresentado e validado pelos estudantes residentes e pelos membros da comissão avaliadora. Os dados da pesquisa indicam que a Moradia Estudantil do IF Goiano - Campus Ceres desempenha um papel de suma importância na formação dos alunos, revelando-se como um local de ensino e aprendizagem, convívio social e formação de valores. Diante dos resultados, depreende-se como crucial que a instituição persista em valorizar e investir neste ambiente, implementando melhorias estruturais e expandindo a comunicação com os estudantes residentes, para assegurar que o lar permaneça como um local de formação de cidadania, igualdade e crescimento completo. As memórias dos egressos evidenciam que, para muitos, a residência estudantil foi o fator determinante não só para a conclusão dos estudos, mas, também, para o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, a sua consolidação e melhoria são obrigações inalienáveis para o futuro da educação inclusiva e de alto padrão do IF Goiano. |
Abstract: | This dissertation was developed in the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered by the Federal Institute of Goiás, and aimed to understand the experiences lived by resident students, grasping conceptions, values, and memories, correlating them with student assistance policies within a context of human and comprehensive education. The study employed a qualitative methodological approach of the case study type, focusing on the narratives of alumni, managers, and teachers directly involved with student housing at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiano – Ceres Campus. The investigated population includes graduates over 18 years old who are beneficiaries of the Student Housing of the institution, as well as educational leaders and staff linked to student assistance, totaling seven participants among managers, professors, and graduates from the years 2010 to 2020. The data collection was carried out through semi-structured interviews and document analysis, allowing for a rich understanding of the developments related to the training process of resident students, both as learners and as citizens. The research aimed to explore how student housing contributes to this development, considering the environment of collective living and the all-round formation of the student. The data analysis was conducted through successive readings and observations of the bibliographic data and interviews; comparing recurring information and content analysis to extract meanings and nuances from the reported experiences. The results indicate that student housing transcends its role of physical and financial accommodation, establishing itself as a space of utmost importance for learning, social interaction, and the formation of values. In this regard, the educational product, a student guide for residents, in digital format (e-book), developed as a result of this research, provides essential information about the routine of student housing, regulations, service hours, and services offered by student assistance, facilitating the integration of new students into the institution. The product was validated with unanimous acceptance among the participants. It is concluded that the student housing at IF Goiano – Ceres Campus plays a crucial role in the education of students, going beyond its function of physical and financial support, establishing itself as a place of learning, social interaction, and value formation. It is crucial that the institution continues to value and invest in this environment, implementing structural improvements and expanding communication with its residents, to ensure that the home remains a place for the formation of citizenship, equality, and holistic growth. The memories of former students highlight that, for many, the student residence was the crucial factor that enabled not only the completion of their studies but also personal development. Thus, its consolidation and improvement are inalienable obligations for the future of inclusive and high-quality education at IF Goiano. |
Keywords: | Moradia Estudantil. Egressos. Memória. Educação Profissional e Tecnológica. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5071 |
Issue Date: | 30-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manoel dissertação - versão para depósito_organized.pdf | Dissertação - A MORADIA ESTUDANTIL DO IF GOIANO - CAMPUS CERES COMO ESPAÇO FORMATIVO: MEMÓRIAS DE EGRESSOS | 3,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Guia do estudante residente_defesa_mestrado (1).pdf | Produto Educacional - GUIA DO ESTUDANTE RESIDENTE | 2,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License