Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5058
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPLANTAÇÃO DE HORTAS MEDICINAIS NAS ESCOLAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO E A SAÚDE
Autor(es): Secolini, Nattieli Daiani Ferreira
Primeiro Orientador: Mendonça, Maria Andréia Corrêa
Resumo: Este trabalho teve como objetivo usar uma horta medicinal escolar como uma ferramenta pedagógica voltada ao cultivo de plantas, com o objetivo de promover o estudo das características botânicas dessas espécies, criando situações de aprendizagem que integrem conhecimentos teóricos e práticos sobre a Botânica das plantas medicinais, além de implementar uma horta medicinal como recurso para o ensino dessa ciência, bem como resgatar conhecimentos de etnobotânica. Dessa maneira, através da horta medicinal escolar podemos ter um laboratório em ambiente aberto que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas na disciplina de ciências envolvendo a área da botânica e também a área da saúde; sendo assim, contribuindo de forma positiva para unir a teoria e a prática, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja de fácil compreensão, auxiliando também no trabalho coletivo e auxiliando ativamente no desenvolvimento de habilidades e internalização de valores. O projeto foi desenvolvido em uma escola estadual no município de Rio Verde, GO, com a participação de 29 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Ao longo de 05 meses, o projeto foi estruturado em quatro etapas, com encontros de 1h de duração. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários antes e após as atividades, além de fotos, gravações de áudio e observações. O projeto contribuiu para o aprofundamento dos alunos nos conhecimentos de Botânica, com destaque para a compreensão das diferenças entre os tipos de plantas medicinais e as suas funções. A utilização da horta medicinal mostrou-se eficaz como recurso didático, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos sobre as plantas medicinais e os conceitos botânicos.
Abstract: This study aimed to use a school medicinal garden as an educational tool focused on plant cultivation, with the objective of promoting the study of the botanical characteristics of these species. It sought to create learning situations that integrate theoretical and practical knowledge about the botany of medicinal plants, as well as implement a medicinal garden as a resource for teaching this science, while also reviving ethnobotanical knowledge. In this way, through the school medicinal garden, we can have an open-air laboratory that enables the development of various pedagogical activities in science, particularly in the fields of botany and health. This approach contributes positively to bridging theory and practice, making the teaching-learning process easier to understand, while also fostering teamwork and actively contributing to the development of skills and the internalization of values. The project was carried out in a state school in the municipality of Rio Verde, GO, with the participation of 29 7th-grade students. Over the course of 5 months, the project was structured into four stages, with meetings lasting 1 hour each. For data collection, questionnaires were applied before and after the activities, along with photos, audio recordings, and observations. The project contributed to deepening students' knowledge of botany, with an emphasis on understanding the differences between types of medicinal plants and their functions. The use of the medicinal garden proved effective as a teaching resource, sparking students' interest and curiosity about medicinal plants and botanical concepts.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Resgate cultural
Educação ambiental
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5058
Data do documento: 18-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Nattieli Daiani Ferreira Secolini.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.