Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5058
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Maria Andréia Corrêa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3412339192891083 | pt_BR |
dc.creator | Secolini, Nattieli Daiani Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6034024741335763 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T10:38:55Z | - |
dc.date.available | 2025-01-26 | - |
dc.date.available | 2025-01-27T10:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5058 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to use a school medicinal garden as an educational tool focused on plant cultivation, with the objective of promoting the study of the botanical characteristics of these species. It sought to create learning situations that integrate theoretical and practical knowledge about the botany of medicinal plants, as well as implement a medicinal garden as a resource for teaching this science, while also reviving ethnobotanical knowledge. In this way, through the school medicinal garden, we can have an open-air laboratory that enables the development of various pedagogical activities in science, particularly in the fields of botany and health. This approach contributes positively to bridging theory and practice, making the teaching-learning process easier to understand, while also fostering teamwork and actively contributing to the development of skills and the internalization of values. The project was carried out in a state school in the municipality of Rio Verde, GO, with the participation of 29 7th-grade students. Over the course of 5 months, the project was structured into four stages, with meetings lasting 1 hour each. For data collection, questionnaires were applied before and after the activities, along with photos, audio recordings, and observations. The project contributed to deepening students' knowledge of botany, with an emphasis on understanding the differences between types of medicinal plants and their functions. The use of the medicinal garden proved effective as a teaching resource, sparking students' interest and curiosity about medicinal plants and botanical concepts. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo usar uma horta medicinal escolar como uma ferramenta pedagógica voltada ao cultivo de plantas, com o objetivo de promover o estudo das características botânicas dessas espécies, criando situações de aprendizagem que integrem conhecimentos teóricos e práticos sobre a Botânica das plantas medicinais, além de implementar uma horta medicinal como recurso para o ensino dessa ciência, bem como resgatar conhecimentos de etnobotânica. Dessa maneira, através da horta medicinal escolar podemos ter um laboratório em ambiente aberto que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas na disciplina de ciências envolvendo a área da botânica e também a área da saúde; sendo assim, contribuindo de forma positiva para unir a teoria e a prática, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja de fácil compreensão, auxiliando também no trabalho coletivo e auxiliando ativamente no desenvolvimento de habilidades e internalização de valores. O projeto foi desenvolvido em uma escola estadual no município de Rio Verde, GO, com a participação de 29 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Ao longo de 05 meses, o projeto foi estruturado em quatro etapas, com encontros de 1h de duração. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários antes e após as atividades, além de fotos, gravações de áudio e observações. O projeto contribuiu para o aprofundamento dos alunos nos conhecimentos de Botânica, com destaque para a compreensão das diferenças entre os tipos de plantas medicinais e as suas funções. A utilização da horta medicinal mostrou-se eficaz como recurso didático, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos sobre as plantas medicinais e os conceitos botânicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nattieli Daiani Ferreira Secolini (nattieli.secolini@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-26T20:27:07Z No. of bitstreams: 1 Implantação de Hortas Medicinais nas Escolas_ Um Caminho para a Educação e a Saúde..pdf: 3890924 bytes, checksum: eaca407ad4de05dac180de961af6b50c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-27T10:36:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Implantação de Hortas Medicinais nas Escolas_ Um Caminho para a Educação e a Saúde..pdf: 3890924 bytes, checksum: eaca407ad4de05dac180de961af6b50c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-27T10:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Implantação de Hortas Medicinais nas Escolas_ Um Caminho para a Educação e a Saúde..pdf: 3890924 bytes, checksum: eaca407ad4de05dac180de961af6b50c (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Resgate cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | pt_BR |
dc.title | IMPLANTAÇÃO DE HORTAS MEDICINAIS NAS ESCOLAS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO E A SAÚDE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Nattieli Daiani Ferreira Secolini.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.