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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5052
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL |
Other Titles: | Development of a serious game as an educational tool |
metadata.dc.creator: | Borges, Ana Beatriz Paes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomide, Renato de Sousa |
metadata.dc.description.resumo: | Diante do crescente desinteresse dos estudantes pelo modelo tradicional de ensino, intensificado pelo imediatismo promovido pelas redes sociais, este Trabalho de Curso propõe a avaliação da usabilidade de um jogo sério como ferramenta educacional. Utilizando atividades lúdicas, o estudo busca oferecer uma alternativa inovadora para o processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo é investigar a eficácia de um jogo sério, desenvolvido a partir da adaptação de jogos de conhecimento público, para engajar os alunos e aprimorar suas habilidades. Paralelamente, o estudo visa avaliar a usabilidade do aplicativo, assegurando que ele atenda às demandas do público-alvo. Como diferencial, o código do jogo é disponibilizado em um ambiente de acesso aberto, permitindo que outros colaboradores o adaptem às suas necessidades específicas. Os resultados evidenciaram que o aplicativo possui uma usabilidade capaz de atender à diversidade dos usuários, promovendo maior inclusão e interação no contexto educacional. |
Abstract: | Given the growing lack of interest among students in the traditional teaching model, intensified by the immediacy promoted by social networks, this Coursework proposes the evaluation of the usability of a serious game as an educational tool. Using playful activities, the study seeks to offer an innovative alternative for the teaching-learning process. The main objective is to investigate the effectiveness of a serious game, developed from the adaptation of publicly known games, to engage students and improve their skills. At the same time, the study aims to evaluate the usability of the application, ensuring that it meets the demands of the target audience. As a differential, the game code was made available in an open access environment, allowing other collaborators to adapt it to their specific needs. The results showed that the application has a usability capable of meeting the diversity of users, promoting greater inclusion and interaction in the educational context. |
Keywords: | Jogo sério Ensino-aprendizagem Usabilidade Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5052 |
Issue Date: | 12-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Bacharelado em Engenharia de Computação |
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