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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Título(s) alternativo(s): Development of a serious game as an educational tool
Autor(es): Borges, Ana Beatriz Paes
Primeiro Orientador: Gomide, Renato de Sousa
Resumo: Diante do crescente desinteresse dos estudantes pelo modelo tradicional de ensino, intensificado pelo imediatismo promovido pelas redes sociais, este Trabalho de Curso propõe a avaliação da usabilidade de um jogo sério como ferramenta educacional. Utilizando atividades lúdicas, o estudo busca oferecer uma alternativa inovadora para o processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo é investigar a eficácia de um jogo sério, desenvolvido a partir da adaptação de jogos de conhecimento público, para engajar os alunos e aprimorar suas habilidades. Paralelamente, o estudo visa avaliar a usabilidade do aplicativo, assegurando que ele atenda às demandas do público-alvo. Como diferencial, o código do jogo é disponibilizado em um ambiente de acesso aberto, permitindo que outros colaboradores o adaptem às suas necessidades específicas. Os resultados evidenciaram que o aplicativo possui uma usabilidade capaz de atender à diversidade dos usuários, promovendo maior inclusão e interação no contexto educacional.
Abstract: Given the growing lack of interest among students in the traditional teaching model, intensified by the immediacy promoted by social networks, this Coursework proposes the evaluation of the usability of a serious game as an educational tool. Using playful activities, the study seeks to offer an innovative alternative for the teaching-learning process. The main objective is to investigate the effectiveness of a serious game, developed from the adaptation of publicly known games, to engage students and improve their skills. At the same time, the study aims to evaluate the usability of the application, ensuring that it meets the demands of the target audience. As a differential, the game code was made available in an open access environment, allowing other collaborators to adapt it to their specific needs. The results showed that the application has a usability capable of meeting the diversity of users, promoting greater inclusion and interaction in the educational context.
Palavras-chave: Jogo sério
Ensino-aprendizagem
Usabilidade
Educação
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5052
Data do documento: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia de Computação



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