Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5052
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomide, Renato de Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8318537740930424 | pt_BR |
dc.creator | Borges, Ana Beatriz Paes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5658694818549347 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T10:32:36Z | - |
dc.date.available | 2025-01-31 | - |
dc.date.available | 2025-01-21T10:32:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5052 | - |
dc.description.abstract | Given the growing lack of interest among students in the traditional teaching model, intensified by the immediacy promoted by social networks, this Coursework proposes the evaluation of the usability of a serious game as an educational tool. Using playful activities, the study seeks to offer an innovative alternative for the teaching-learning process. The main objective is to investigate the effectiveness of a serious game, developed from the adaptation of publicly known games, to engage students and improve their skills. At the same time, the study aims to evaluate the usability of the application, ensuring that it meets the demands of the target audience. As a differential, the game code was made available in an open access environment, allowing other collaborators to adapt it to their specific needs. The results showed that the application has a usability capable of meeting the diversity of users, promoting greater inclusion and interaction in the educational context. | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante do crescente desinteresse dos estudantes pelo modelo tradicional de ensino, intensificado pelo imediatismo promovido pelas redes sociais, este Trabalho de Curso propõe a avaliação da usabilidade de um jogo sério como ferramenta educacional. Utilizando atividades lúdicas, o estudo busca oferecer uma alternativa inovadora para o processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo é investigar a eficácia de um jogo sério, desenvolvido a partir da adaptação de jogos de conhecimento público, para engajar os alunos e aprimorar suas habilidades. Paralelamente, o estudo visa avaliar a usabilidade do aplicativo, assegurando que ele atenda às demandas do público-alvo. Como diferencial, o código do jogo é disponibilizado em um ambiente de acesso aberto, permitindo que outros colaboradores o adaptem às suas necessidades específicas. Os resultados evidenciaram que o aplicativo possui uma usabilidade capaz de atender à diversidade dos usuários, promovendo maior inclusão e interação no contexto educacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz Paes Borges (ana.paes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-13T00:45:53Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Ana Beatriz Borges_André Lira_Marcos Henrique Silva.pdf: 911967 bytes, checksum: 0d3f48801ba0f93aec7f529f90ef9cb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezados,Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitaremos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, disponível aqui:O(s)autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Atade defesa e o artigo científico. Pode ser enviados emarquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente nasubmissão enviadaO TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdfRecomendamos que, caso não seja possível coletar a assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos", e coletar assinaturas eletrônicas.Você também pode tirar dúvidas assistindo a este tutorial, disponível aqui.Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada; você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados.Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.Estamos à disposição.Atenciosamente, on 2025-01-13T10:09:12Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz Paes Borges (ana.paes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-20T15:09:48Z No. of bitstreams: 3 tcc_ Ana Beatriz Borges_André Lira_Marcos Henrique Silva.pdf: 911967 bytes, checksum: 0d3f48801ba0f93aec7f529f90ef9cb9 (MD5) TCAE.pdf: 204795 bytes, checksum: 9337257c051af005f429f98aa862a482 (MD5) Ata de Defesa TCC.pdf: 186395 bytes, checksum: d04b431670d86330260e56d7bb8c852d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-21T10:23:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_ Ana Beatriz Borges_André Lira_Marcos Henrique Silva.pdf: 911967 bytes, checksum: 0d3f48801ba0f93aec7f529f90ef9cb9 (MD5) TCAE.pdf: 204795 bytes, checksum: 9337257c051af005f429f98aa862a482 (MD5) Ata de Defesa TCC.pdf: 186395 bytes, checksum: d04b431670d86330260e56d7bb8c852d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-21T10:32:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 tcc_ Ana Beatriz Borges_André Lira_Marcos Henrique Silva.pdf: 911967 bytes, checksum: 0d3f48801ba0f93aec7f529f90ef9cb9 (MD5) TCAE.pdf: 204795 bytes, checksum: 9337257c051af005f429f98aa862a482 (MD5) Ata de Defesa TCC.pdf: 186395 bytes, checksum: d04b431670d86330260e56d7bb8c852d (MD5) Previous issue date: 2024-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Trindade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo sério | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of a serious game as an educational tool | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Engenharia de Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Beatriz Paes Borges_André Amaral Lira_ Marcos Henrique Martins Silva.pdf | 890,59 kB | Adobe PDF | View/Open | |
tcae_Ana Beatriz Paes Borges_André Amaral Lira_ Marcos Henrique Martins Silva.pdf | 200 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Ata de Defesa_Ana Beatriz Paes Borges_André Amaral Lira_ Marcos Henrique Martins Silva.pdf | 182,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.