Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5031
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO |
Autor(es): | Honório, Juliene |
Primeiro Orientador: | Belisário, Celso |
Resumo: | Este relato de experiência apresenta um momento vivenciado no estágio curricular supervisionado em sala de aula, realizado na Escola Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, elaborado pelas alunas de Licenciatura de Química do Instituto Federal Goiano de Rio Verde. Observamos as dificuldades encontradas pelo professor ao ministrar os conteúdos de Química aos alunos do Ensino Médio pela falta de laboratórios de ensino na unidade escolar. Devemos ressaltar a importância de colocar o aluno em contato com o uso de laboratórios nas aulas experimentais como recurso didático no processo de aprendizagem nas aulas de Química. Após a problematização no ensino da temática dos equipamentos de proteção individual, houve apresentação de vídeos sobre como usar reagentes e o perigo de acidentes no laboratório. Ao final, os alunos também responderam a um questionário de avaliação da proposta. Neste estudo, o laboratório demonstrou ser uma ferramenta que favorece o engajamento dos estudantes com o processo de ensino e aprendizagem de Química. |
Abstract: | This experience report presents a moment experienced during the supervised curricular internship in the classroom, carried out at Escola Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, prepared by students of the Chemistry Teaching Degree from the Instituto Federal Goiano in Rio Verde. We observed the difficulties faced by the teacher in delivering Chemistry content to high school students due to the lack of teaching laboratories at the school. It is important to emphasize the significance of exposing students to the use of laboratories in experimental classes as a didactic resource in the learning process of Chemistry lessons. Following the discussion on the topic of personal protective equipment, videos were shown on how to use reagents and the dangers of accidents in the laboratory. At the end, the students also answered a questionnaire evaluating the proposal. In this study, the laboratory proved to be a tool that promotes student engagement in the teaching and learning process of Chemistry. |
Palavras-chave: | Sala de aula Vidrarias de laboratório EPI's Ensino de Química |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5031 |
Data do documento: | 10-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Juliene Aparecida pdf.pdf | 362,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.