Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Belisário, Celso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895640412872390pt_BR
dc.creatorHonório, Juliene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3320497033198644pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T11:30:08Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-01-07T11:30:08Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5031-
dc.description.abstractThis experience report presents a moment experienced during the supervised curricular internship in the classroom, carried out at Escola Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, prepared by students of the Chemistry Teaching Degree from the Instituto Federal Goiano in Rio Verde. We observed the difficulties faced by the teacher in delivering Chemistry content to high school students due to the lack of teaching laboratories at the school. It is important to emphasize the significance of exposing students to the use of laboratories in experimental classes as a didactic resource in the learning process of Chemistry lessons. Following the discussion on the topic of personal protective equipment, videos were shown on how to use reagents and the dangers of accidents in the laboratory. At the end, the students also answered a questionnaire evaluating the proposal. In this study, the laboratory proved to be a tool that promotes student engagement in the teaching and learning process of Chemistry.pt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência apresenta um momento vivenciado no estágio curricular supervisionado em sala de aula, realizado na Escola Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, elaborado pelas alunas de Licenciatura de Química do Instituto Federal Goiano de Rio Verde. Observamos as dificuldades encontradas pelo professor ao ministrar os conteúdos de Química aos alunos do Ensino Médio pela falta de laboratórios de ensino na unidade escolar. Devemos ressaltar a importância de colocar o aluno em contato com o uso de laboratórios nas aulas experimentais como recurso didático no processo de aprendizagem nas aulas de Química. Após a problematização no ensino da temática dos equipamentos de proteção individual, houve apresentação de vídeos sobre como usar reagentes e o perigo de acidentes no laboratório. Ao final, os alunos também responderam a um questionário de avaliação da proposta. Neste estudo, o laboratório demonstrou ser uma ferramenta que favorece o engajamento dos estudantes com o processo de ensino e aprendizagem de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliene Aparecida Silva Honorio (juliene.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-07T00:30:31Z No. of bitstreams: 1 TCC Juliene Aparecida pdf.pdf: 370728 bytes, checksum: 1b758574d241f5beb50bc3e90c7982ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-07T11:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Juliene Aparecida pdf.pdf: 370728 bytes, checksum: 1b758574d241f5beb50bc3e90c7982ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-07T11:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Juliene Aparecida pdf.pdf: 370728 bytes, checksum: 1b758574d241f5beb50bc3e90c7982ff (MD5) Previous issue date: 2024-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectVidrarias de laboratóriopt_BR
dc.subjectEPI'spt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Juliene Aparecida pdf.pdf362,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.