Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5010
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL
Autor(es): Alves, Jovana
Primeiro Orientador: Nunes, Lorena
Resumo: O uso de jogos tem sido cada vez mais defendido na área da educação, por compreender-se que potencializam os processos de aprendizagem e também promovem o desenvolvimento integral, contemplando os níveis cognitivo, social e emocional. Com o presente estudo, objetivou-se investigar, a partir de uma revisão da literatura nacional, possibilidades, potencialidades e desafios do uso de jogos no ensino de Biologia no âmbito do Ensino Médio. Foram lidas 20 dissertações, publicadas nos últimos 5 anos e os resultados indicam diversos temas e finalidades que podem ser contemplados pelo uso de jogos no ensino de Biologia para adolescentes. Além disso, feita uma ponderação entre potencialidades e desafios dessa atividade, prevalecem os seus benefícios, sendo ela amplamente recomendada como estratégia de ensino.
Abstract: The use of games has been increasingly advocated in the area of education, as it is understood that they enhance learning processes and also promote integral development, covering the cognitive, social and emotional levels. With the present study, the objective was to investigate, based on a review of the national literature, possibilities, potentialities and challenges of using games in teaching Biology in High School. 20 dissertations were read, published in the last 5 years and the results indicate several themes and purposes that can be covered by the use of games in teaching Biology to teenagers. Furthermore, after weighing up the potential and challenges of this activity, its benefits prevail, making it widely recommended as a teaching strategy.
Palavras-chave: Biologia
Jogos
Ensino Médio
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5010
Data do documento: 21-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jovana Angela Alves.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.