Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/498
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA
metadata.dc.creator: Lopes, Maycon Douglas Belem
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Maxwell Severo
metadata.dc.description.resumo: Nas discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química ofertada no ensino básico, observamos ainda a fundamentação em um ensino tradicionalista, cujas aulas trazem como único recurso didático; quadro e giz. Não sendo o bastante para obter um ensino satisfatório. É necessário que o professor tenha um pensamento reflexivo para desenvolver um cronograma lógico dos conteúdos, e principalmente, incluir atividades práticas e materiais pedagógicos que estejam relacionados com os conteúdos nessas aulas. Nesse contexto, o objetivo deste projeto foi a construção e aplicação de jogos como metodologia de ensino de revisão de conteúdos, como uma forma alternativa e descontraída de ensino que se opõem a metodologia tradicionalista. Os jogos foram confeccionados utilizando materiais de baixo custo, denominados Corrida da Química Geral, que aborda conteúdos como substâncias simples e compostas, misturas, fenômenos químicos, ligações químicas, entre outros, e Memória Orgânica, que aborda as estruturas e características das várias funções orgânicas existentes. A verificação da viabilidade dos dois jogos confeccionados e aplicados foi realizada através da descrição das perspectivas dos professores regente e de apoio e através de questionários qualitativos respondidos pelos alunos. Como resultado, durante a aplicação dos jogos, tivemos três ótimas aulas, com excelente participação dos alunos, dedicação e interesse em responder as questões corretamente, integrados socialmente e focados no jogo e na aula.
Abstract: In the discussions about the teaching-learning process of Chemistry offered in elementary education, we also observe the rationale in a traditionalist teaching, whose classes bring as a unique didactic resource; picture and chalk. Not enough for satisfactory teaching. It is necessary that the teacher has a reflexive thought to develop a logical schedule of the contents, and mainly, to include practical activities and pedagogic materials that are related to the contents in those classes. In this context, the objective of this project was the construction and application of games as methodology of content review teaching, as an alternative and relaxed way of teaching that oppose the traditionalist methodology. The games were made using low-cost materials, called the General Chemistry Corridor, which deals with contents such as simple and compound substances, mixtures, chemical phenomena, chemical bonds, among others, and Organic Memory, which deals with the structures and characteristics of the various organic functions existing. The verification of the feasibility of the two games made and applied was made through the description of the perspectives of the regent and support teachers and through qualitative questionnaires answered by the students. As a result, during the application of the games, we had three excellent classes, with excellent student participation, dedication and interest in answering the questions correctly, socially integrated and focused on the game and class.
Keywords: Ensino de Química
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/498
Issue Date: 24-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Maycon Douglas Belem Lopes.pdftcc_Maycon Douglas Belem Lopes2,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.