Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Maxwell Severo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432371Y1&tokenCaptchar=03AOLTBLS9_3AZzvA_0c1a5_rtgD8DRxptD-isUROwdvsb9MQMtuC_szpxvzVTmExzRCKUa7tP5aKAZUV1LwwD0V4e5ZY4qb81lEKJ-5_FPoVsv3EK34weLhyHjp5ZZv8mz5OPYFyBTUFWVFECAwq7LamOKN3Z5m2MAIj3sQb2GDRyKVCD09cIWFevSkmqMlxNi3XNV8Qdu8Jjj5njEU170i3moihJEuY6qA_UkbusJ7zDleNmeGvlknwvCJU60MkJMPyUJwOk8CeiPzL31W6Twh-Fpvkgtw-Yz0bGYr0rVDk7QDBuHkZF4g98_E4jCgh3-2YxQoPROULdGgHXYqm7SN0hwZUxWqIdfQpt_BR
dc.creatorLopes, Maycon Douglas Belem-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8160843P3&tokenCaptchar=03AOLTBLS4KrvZ5Fs7Xl3iXTQjeQP59TsI2934thNhkan7ki8ZDThj6uiZbuUGlFq_bTu2rSh_LXrZg7-fCIZh3-niYlFcY7SbGwH-Kjl0WIsPT2iEIjD3J98ck2o0MR94NPwwyl51ZJr0reZVyOCGzP3HMYb2F_zTPx0uCm9NjeytR1aXwtpe5LYEc3LX6c1N78yQ_0XWeslyBPa5B9pJaCtQyP9zy-9nuK8zgLdDFbZgDfFurGC5o1ZrG_1dZ66OOKRXF6vvPWdALyUQ-C-1HXOWAurZkWKP4AnsDwP95_y2TQoTt1Ln7-xX2cwb3OQ5zeb1O-8SsR-1zstPKAO5cixvXX4koF3UWgpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T10:23:58Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-26T10:23:58Z-
dc.date.issued2019-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/498-
dc.description.abstractIn the discussions about the teaching-learning process of Chemistry offered in elementary education, we also observe the rationale in a traditionalist teaching, whose classes bring as a unique didactic resource; picture and chalk. Not enough for satisfactory teaching. It is necessary that the teacher has a reflexive thought to develop a logical schedule of the contents, and mainly, to include practical activities and pedagogic materials that are related to the contents in those classes. In this context, the objective of this project was the construction and application of games as methodology of content review teaching, as an alternative and relaxed way of teaching that oppose the traditionalist methodology. The games were made using low-cost materials, called the General Chemistry Corridor, which deals with contents such as simple and compound substances, mixtures, chemical phenomena, chemical bonds, among others, and Organic Memory, which deals with the structures and characteristics of the various organic functions existing. The verification of the feasibility of the two games made and applied was made through the description of the perspectives of the regent and support teachers and through qualitative questionnaires answered by the students. As a result, during the application of the games, we had three excellent classes, with excellent student participation, dedication and interest in answering the questions correctly, socially integrated and focused on the game and class.pt_BR
dc.description.resumoNas discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química ofertada no ensino básico, observamos ainda a fundamentação em um ensino tradicionalista, cujas aulas trazem como único recurso didático; quadro e giz. Não sendo o bastante para obter um ensino satisfatório. É necessário que o professor tenha um pensamento reflexivo para desenvolver um cronograma lógico dos conteúdos, e principalmente, incluir atividades práticas e materiais pedagógicos que estejam relacionados com os conteúdos nessas aulas. Nesse contexto, o objetivo deste projeto foi a construção e aplicação de jogos como metodologia de ensino de revisão de conteúdos, como uma forma alternativa e descontraída de ensino que se opõem a metodologia tradicionalista. Os jogos foram confeccionados utilizando materiais de baixo custo, denominados Corrida da Química Geral, que aborda conteúdos como substâncias simples e compostas, misturas, fenômenos químicos, ligações químicas, entre outros, e Memória Orgânica, que aborda as estruturas e características das várias funções orgânicas existentes. A verificação da viabilidade dos dois jogos confeccionados e aplicados foi realizada através da descrição das perspectivas dos professores regente e de apoio e através de questionários qualitativos respondidos pelos alunos. Como resultado, durante a aplicação dos jogos, tivemos três ótimas aulas, com excelente participação dos alunos, dedicação e interesse em responder as questões corretamente, integrados socialmente e focados no jogo e na aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maycon Douglas Belem Lopes (2011101221530096@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-25T15:36:53Z No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA.pdf: 2345509 bytes, checksum: a2fe5cbb4a0ce92eb0fab8bebc2bd3ba (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado ao trabalho acadêmico. o TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado ao trabalho nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2019-07-25T15:56:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maycon Douglas Belem Lopes (2011101221530096@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-25T19:33:17Z No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA.pdf: 2951605 bytes, checksum: 7bdba3acff7af1bb9d8200fde105c615 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-26T10:23:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA.pdf: 2951605 bytes, checksum: 7bdba3acff7af1bb9d8200fde105c615 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T10:23:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA.pdf: 2951605 bytes, checksum: 7bdba3acff7af1bb9d8200fde105c615 (MD5) Previous issue date: 2019-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Maycon Douglas Belem Lopes.pdftcc_Maycon Douglas Belem Lopes2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.