Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4978
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ÂMBITO ACADÊMICO |
Autor(es): | Andrade, Luis Filipe Leite de |
Primeiro Orientador: | Pacheco, Danillo Freire |
Primeiro Membro da Banca: | Costa, Lucas Gabriel Feliciano |
Segundo Membro da Banca: | Feitosa, Rafael Divino Ferreira |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o papel da Tecnologia Assistiva (TA) na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, com ênfase na deficiência visual, no ambiente acadêmico. A pesquisa aborda a questão central do impacto da TA na inclusão de estudantes com deficiência, utilizando uma revisão sistemática da literatura com foco nas bases de dados SciELO, abrangendo publicações entre 2018 e 2024. O estudo é estruturado em três seções: a primeira apresenta uma tipologia das deficiências e sua relação com o contexto escolar; a segunda contextualiza historicamente o surgimento da Tecnologia Assistiva; e a terceira discute os desafios e soluções para a implementação da TA nas instituições educativas. Os resultados evidenciam que a Tecnologia Assistiva é essencial para garantir a equidade educacional, promovendo o acesso e a participação plena de todos os alunos, independentemente de suas limitações. O trabalho conclui que, apesar dos desafios, a adoção de tecnologias assistivas é crucial para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e acessíveis. |
Abstract: | This course completion work aims to analyze the role of Assistive Technology (AT) in promoting the inclusion of people with disabilities, with an emphasis on visual impairment, in the academic environment. The research addresses the central question of the impact of AT on the inclusion of students with disabilities, using a systematic literature review focusing on the SciELO databases, covering publications between 2018 and 2024. The study is structured into three sections: the first presents a typology of disabilities and their relationship with the school context; the second historically contextualizes the emergence of Assistive Technology; and the third discusses the challenges and solutions for implementing MT in educational institutions. The results show that Assistive Technology is essential to guarantee educational equity, promoting access and full participation for all students, regardless of their limitations. The work concludes that, despite the challenges, the adoption of assistive technologies is crucial for building more inclusive and accessible educational environments. |
Palavras-chave: | Educação Educação Inclusiva Tecnologia Assistiva |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4978 |
Data do documento: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_luis filipe.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE - Luis Filipe.pdf | 66,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.