Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pacheco, Danillo Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8237562610255624pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucas Gabriel Feliciano-
dc.contributor.referee2Feitosa, Rafael Divino Ferreira-
dc.creatorAndrade, Luis Filipe Leite de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2904222737923365pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T00:48:05Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-19T00:48:05Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4978-
dc.description.abstractThis course completion work aims to analyze the role of Assistive Technology (AT) in promoting the inclusion of people with disabilities, with an emphasis on visual impairment, in the academic environment. The research addresses the central question of the impact of AT on the inclusion of students with disabilities, using a systematic literature review focusing on the SciELO databases, covering publications between 2018 and 2024. The study is structured into three sections: the first presents a typology of disabilities and their relationship with the school context; the second historically contextualizes the emergence of Assistive Technology; and the third discusses the challenges and solutions for implementing MT in educational institutions. The results show that Assistive Technology is essential to guarantee educational equity, promoting access and full participation for all students, regardless of their limitations. The work concludes that, despite the challenges, the adoption of assistive technologies is crucial for building more inclusive and accessible educational environments.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o papel da Tecnologia Assistiva (TA) na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, com ênfase na deficiência visual, no ambiente acadêmico. A pesquisa aborda a questão central do impacto da TA na inclusão de estudantes com deficiência, utilizando uma revisão sistemática da literatura com foco nas bases de dados SciELO, abrangendo publicações entre 2018 e 2024. O estudo é estruturado em três seções: a primeira apresenta uma tipologia das deficiências e sua relação com o contexto escolar; a segunda contextualiza historicamente o surgimento da Tecnologia Assistiva; e a terceira discute os desafios e soluções para a implementação da TA nas instituições educativas. Os resultados evidenciam que a Tecnologia Assistiva é essencial para garantir a equidade educacional, promovendo o acesso e a participação plena de todos os alunos, independentemente de suas limitações. O trabalho conclui que, apesar dos desafios, a adoção de tecnologias assistivas é crucial para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e acessíveis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Filipe Leite de Andrade (luis.andrade@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-18T21:55:54Z No. of bitstreams: 2 tcc_luis filipe.pdf: 1230768 bytes, checksum: a1a3618fd8d8779c1cd9c002356d186a (MD5) TCAE - Luis Filipe.pdf: 68424 bytes, checksum: 6a7f24ef493c333dd118b20c6be314a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-12-19T00:45:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_luis filipe.pdf: 1230768 bytes, checksum: a1a3618fd8d8779c1cd9c002356d186a (MD5) TCAE - Luis Filipe.pdf: 68424 bytes, checksum: 6a7f24ef493c333dd118b20c6be314a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-19T00:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_luis filipe.pdf: 1230768 bytes, checksum: a1a3618fd8d8779c1cd9c002356d186a (MD5) TCAE - Luis Filipe.pdf: 68424 bytes, checksum: 6a7f24ef493c333dd118b20c6be314a9 (MD5) Previous issue date: 2024-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleTECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ÂMBITO ACADÊMICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luis filipe.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Luis Filipe.pdf66,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.