Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4972
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PRÁTICA DE LETRAMENTO: FORTALECENDO O LETRAMENTO AUTÔNOMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
metadata.dc.creator: Adorno, Euna Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Domingues, Angela Claudia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga o letramento autônomo na Educação Básica, definindo-o como a capacidade dos estudantes de utilizar habilidades de leitura e escrita de forma crítica e reflexiva. Destaca-se sua importância para o desenvolvimento integral dos estudantes em um contexto educacional contemporâneo. Com base nas obras de Soares (1998), Kleiman (2004) e do Grupo Nova Londres (2021), a pesquisa discute práticas que promovem essa capacidade crítica em relação aos textos. A metodologia fundamenta-se em revisão bibliográfica e análise de dados qualitativos, incluindo estudos de caso e artigos acadêmicos, para analisar as interações sociais que influenciam esse tipo de letramento. O estudo busca oferecer contribuições significativas para educadores e gestores, propondo reflexão para a construção de práticas pedagógicas adaptáveis à diversas realidades escolares. Ao considerar as particularidades dos estudantes e os desafios do mundo atual, a pesquisa presente tem como objetivo principal discutir sobre práticas de letramento que fortaleçam o letramento autônomo na Educação Básica. Na contribuição de uma reflexão crítica e participativa, promovendo uma educação mais significativa e contextualizada.
Abstract: This study investigates autonomous literacy in Basic Education, defining it as the ability of students to use reading and writing skills critically and reflectively. It highlights the importance of autonomous literacy for the holistic development of students within a contemporary educational context. Grounded in the works of Soares (1998), Kleiman (2004), and the New London Group (2021), the research discusses practices that foster this critical capacity in relation to texts. The methodology is based on a bibliographic review and qualitative data analysis, including case studies and academic articles, to examine the social interactions that influence this type of literacy. The study aims to provide significant contributions to educators and administrators by proposing reflections for the development of adaptable pedagogical practices to various school realities. By considering the particularities of students and the challenges of today's world, the primary objective of this research is to discuss literacy practices that strengthen autonomous literacy in Basic Education. It contributes to a critical and participatory reflection, promoting a more meaningful and contextualized education.
Keywords: Letramento Autônomo
Educação Básica
Práticas Pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4972
Issue Date: 30-Oct-2024
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Euna Cristina Lima Mendes Adorno.pdf1,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.