Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4954
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM AÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Sousa, Lia de Castro Pena e
Primeiro Orientador: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Segundo Membro da Banca: Santos, Maria Lícia dos
Terceiro Membro da Banca: Silva, Ilmo Correia
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória que compõe a grade curricular dos cursos de licenciatura e é indispensável para a formação dos futuros docentes. Por conseguinte, este artigo trata-se de um relato de experiência na qual vivenciei durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, objetivando observar, refletir e experimentar a prática docente em todos os aspectos. O Estágio Curricular Supervisionado foi composto de fases de observação, semi regência e regência, incluindo a execução de um projeto de intervenção. O projeto em questão, objetivou desmistificar crenças errôneas a respeito dos artrópodes, mais precisamente dos insetos, que são passadas de geração em geração, muitas vezes incentivando a morte desses animais por ações humanas. Após todo o período do Estágio Curricular Supervisionado ser executado, foi possível concluir-se que, ensinar Ciências é uma tarefa complexa e desafiadora em razão das nomenclaturas, conceitos e a relação de todos os seres vivos. Dessa forma, é necessário que os professores tenham o conhecimento técnico necessário, mas também tenham práticas pedagógicas claras e lúdicas, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Abstract: The supervised curricular internship is a mandatory activity that makes up the curriculum of undergraduate courses and is essential for the training of future teachers. Therefore, this article is a report on the experience I experienced during the Biological Sciences Degree course, aiming to observe, reflect and experience teaching practice in all aspects. The supervised curricular internship was composed of observation, semi-conducting and conducting phases, including the execution of an intervention project. The project in question aimed to demystify erroneous beliefs about insects and arthropods that are passed from generation to generation, often encouraging the death of these animals through human actions. After the entire period of the supervised curricular internship was carried out, it was possible to conclude that teaching Science is a complex and challenging task due to the nomenclatures, concepts and the relationship between all living beings. Therefore, it is necessary that teachers have the necessary technical knowledge, but also have clear and playful pedagogical practices, thus helping the students' teaching-learning process.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado
Práticas docentes
Relato de experiência
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4954
Data do documento: 21-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Lia de Castro Pena e Sousa.pdf931,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.