Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4954
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | FORMAÇÃO DOCENTE EM AÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Sousa, Lia de Castro Pena e |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Renata Rolins da Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Oliveira, Renata Rolins da Silva |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Maria Lícia dos |
Terceiro Membro da Banca: | Silva, Ilmo Correia |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória que compõe a grade curricular dos cursos de licenciatura e é indispensável para a formação dos futuros docentes. Por conseguinte, este artigo trata-se de um relato de experiência na qual vivenciei durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, objetivando observar, refletir e experimentar a prática docente em todos os aspectos. O Estágio Curricular Supervisionado foi composto de fases de observação, semi regência e regência, incluindo a execução de um projeto de intervenção. O projeto em questão, objetivou desmistificar crenças errôneas a respeito dos artrópodes, mais precisamente dos insetos, que são passadas de geração em geração, muitas vezes incentivando a morte desses animais por ações humanas. Após todo o período do Estágio Curricular Supervisionado ser executado, foi possível concluir-se que, ensinar Ciências é uma tarefa complexa e desafiadora em razão das nomenclaturas, conceitos e a relação de todos os seres vivos. Dessa forma, é necessário que os professores tenham o conhecimento técnico necessário, mas também tenham práticas pedagógicas claras e lúdicas, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | The supervised curricular internship is a mandatory activity that makes up the curriculum of undergraduate courses and is essential for the training of future teachers. Therefore, this article is a report on the experience I experienced during the Biological Sciences Degree course, aiming to observe, reflect and experience teaching practice in all aspects. The supervised curricular internship was composed of observation, semi-conducting and conducting phases, including the execution of an intervention project. The project in question aimed to demystify erroneous beliefs about insects and arthropods that are passed from generation to generation, often encouraging the death of these animals through human actions. After the entire period of the supervised curricular internship was carried out, it was possible to conclude that teaching Science is a complex and challenging task due to the nomenclatures, concepts and the relationship between all living beings. Therefore, it is necessary that teachers have the necessary technical knowledge, but also have clear and playful pedagogical practices, thus helping the students' teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Estágio Curricular Supervisionado Práticas docentes Relato de experiência |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4954 |
Data do documento: | 21-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Lia de Castro Pena e Sousa.pdf | 931,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.