Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ilmo Correia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.creatorSousa, Lia de Castro Pena e-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T11:59:15Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-17T11:59:15Z-
dc.date.issued2024-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4954-
dc.description.abstractThe supervised curricular internship is a mandatory activity that makes up the curriculum of undergraduate courses and is essential for the training of future teachers. Therefore, this article is a report on the experience I experienced during the Biological Sciences Degree course, aiming to observe, reflect and experience teaching practice in all aspects. The supervised curricular internship was composed of observation, semi-conducting and conducting phases, including the execution of an intervention project. The project in question aimed to demystify erroneous beliefs about insects and arthropods that are passed from generation to generation, often encouraging the death of these animals through human actions. After the entire period of the supervised curricular internship was carried out, it was possible to conclude that teaching Science is a complex and challenging task due to the nomenclatures, concepts and the relationship between all living beings. Therefore, it is necessary that teachers have the necessary technical knowledge, but also have clear and playful pedagogical practices, thus helping the students' teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória que compõe a grade curricular dos cursos de licenciatura e é indispensável para a formação dos futuros docentes. Por conseguinte, este artigo trata-se de um relato de experiência na qual vivenciei durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, objetivando observar, refletir e experimentar a prática docente em todos os aspectos. O Estágio Curricular Supervisionado foi composto de fases de observação, semi regência e regência, incluindo a execução de um projeto de intervenção. O projeto em questão, objetivou desmistificar crenças errôneas a respeito dos artrópodes, mais precisamente dos insetos, que são passadas de geração em geração, muitas vezes incentivando a morte desses animais por ações humanas. Após todo o período do Estágio Curricular Supervisionado ser executado, foi possível concluir-se que, ensinar Ciências é uma tarefa complexa e desafiadora em razão das nomenclaturas, conceitos e a relação de todos os seres vivos. Dessa forma, é necessário que os professores tenham o conhecimento técnico necessário, mas também tenham práticas pedagógicas claras e lúdicas, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lia de Castro Pena e Sousa (lia.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-17T02:32:39Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Lia de Castro Pena e Sousa.pdf: 953358 bytes, checksum: 8c2471c370cb599e3d5d2f59aebebb06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-12-17T11:51:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Lia de Castro Pena e Sousa.pdf: 953358 bytes, checksum: 8c2471c370cb599e3d5d2f59aebebb06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-17T11:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Lia de Castro Pena e Sousa.pdf: 953358 bytes, checksum: 8c2471c370cb599e3d5d2f59aebebb06 (MD5) Previous issue date: 2024-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBERNARDY, K.; PAZ, D. M. T. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. XVII Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio Grande do Sul: UNICRUZ, 2012. BIZZO, N. M. V. Metodologia do ensino de biologia e estágio supervisionado. São Paulo, SP: Ática Educadores. 2012. CARVALHO, A. M. P.; GIL PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10ªed. São Paulo: Cortez, 2011. CIÊNCIAS DA NATUREZA 7º ANO 3º Corte Temporal material didático de apoio – professor 2023. Disponível em: <https://www.animal-ethics.org/animais-desastres-naturais>. Acesso em: 09 out 2024. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade São Paulo, 2011 MARTINS, P. B.; CURI, E. Estágio Curricular Supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 2, p. 689-701, 2019. PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PIMENTA, S. G. Estágio e Prática de Ensino. Cortez, 2012. ________, S. G. Formação de Professores: Estágio e Prática de Ensino. Cortez, 2015. ________, S. G. Estágio em Educação: Teoria e Prática. Ática, 2009 Polícia Militar do estado de goiás comando de ensino policial militar colégio da polícia militar do estado de goiás- Regimento Escolar. Disponível em: < https://www.portalcepmg.com.br/wp-content/uploads/2018/05/document.pdf> Acesso em 09 ou 2024. PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Instituto Federal Goiano, 2017. Disponível em: < https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/cursos superiores-ceres/196-licenciatura-em-ciencias-biologicas.html >. Acessado em 22 jan de 2021. SCALABRINI, I.; MOLINARI, A. A Importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. São Paulo: UNAR v 7, n° 1, 2013. 13 SCHIRMANN, J. et al. Fases do Desenvolvimento Humano segundo Jean Piaget. S/d. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID 4743_27092019225225.pdf . Acesso em: 20 de outubro de 2024. SILVA, W. A.; SANTANA, A. J. S.; MOTA, M. D. A. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores. Linhas Críticas, v. 28, 2022. TARDIF, M.; MOSCOSO, J. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p. 388–411, 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5271. Acesso em: 11 nov. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE EM AÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Lia de Castro Pena e Sousa.pdf931,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.