Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4952
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTE, LITERATURA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Autor(es): Moura, Flavia Oliveira de
Primeiro Orientador: Bergamo, Thelma Maria de Moura
Segundo Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando experiências enriquecedoras e oportunidades de socialização por meio de atividades lúdicas adaptadas as suas necessidades. A função do professor é acolher a criança, respeitar suas preferências e integrar elementos culturais e artísticos, mantendo-se atualizado para assegurar um ensino alinhado com princípios educacionais democráticos. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas e artísticas na educação infantil por meio de uma revisão bibliográfica realizada utilizando descritores os conceitos de “Educação Infantil”, “Arte”, “Lúdico”, “Literatura” e “Brincar”, e incluiu artigos e livros publicados em português que abordam o tema. A literatura estudada destaca que a literatura infantil, a arte e as brincadeiras são vitais para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a curiosidade, habilidades sociais e cognitivas.
Abstract: Early childhood education is fundamental to children’s development, providing enriching experiences and opportunities for socialization through playful activities tailored to their needs. The role of the teacher is to welcome the child, respect their preferences, and integrate cultural and artistic elements while staying updated to ensure teaching that aligns with democratic educational principles. T his study aims to analyze the importance of playful and artistic activities in early childhood education through a literature review, using descriptors such as “Early Childhood Education,” “Art,” “Play,” “Literature,” and “Playing,” and includes articles and books published in Portuguese on the topic. The reviewed literature highlights that children’s literature, art, and play are vital to the holistic development of children, stimulating curiosity, as well as social and cognitive skills.
Palavras-chave: Educação infantil
Arte
Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4952
Data do documento: 30-Jul-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Flavia Aparecida de Oliveira.pdfArtigo_Flavia Aparecida101,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Flavia Aparecida de Oliveira.pdfTCAE141,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Aprovação_Flavia Aparecida de Oliveira.pdfDeclaração de Dispensa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso64,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.