Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4952
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTE, LITERATURA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS |
Autor(es): | Moura, Flavia Oliveira de |
Primeiro Orientador: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Segundo Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Resumo: | A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças, proporcionando experiências enriquecedoras e oportunidades de socialização por meio de atividades lúdicas adaptadas as suas necessidades. A função do professor é acolher a criança, respeitar suas preferências e integrar elementos culturais e artísticos, mantendo-se atualizado para assegurar um ensino alinhado com princípios educacionais democráticos. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas e artísticas na educação infantil por meio de uma revisão bibliográfica realizada utilizando descritores os conceitos de “Educação Infantil”, “Arte”, “Lúdico”, “Literatura” e “Brincar”, e incluiu artigos e livros publicados em português que abordam o tema. A literatura estudada destaca que a literatura infantil, a arte e as brincadeiras são vitais para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a curiosidade, habilidades sociais e cognitivas. |
Abstract: | Early childhood education is fundamental to children’s development, providing enriching experiences and opportunities for socialization through playful activities tailored to their needs. The role of the teacher is to welcome the child, respect their preferences, and integrate cultural and artistic elements while staying updated to ensure teaching that aligns with democratic educational principles. T his study aims to analyze the importance of playful and artistic activities in early childhood education through a literature review, using descriptors such as “Early Childhood Education,” “Art,” “Play,” “Literature,” and “Playing,” and includes articles and books published in Portuguese on the topic. The reviewed literature highlights that children’s literature, art, and play are vital to the holistic development of children, stimulating curiosity, as well as social and cognitive skills. |
Palavras-chave: | Educação infantil Arte Lúdico Jogos Brincadeiras |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4952 |
Data do documento: | 30-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_tcc_Flavia Aparecida de Oliveira.pdf | Artigo_Flavia Aparecida | 101,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Flavia Aparecida de Oliveira.pdf | TCAE | 141,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Aprovação_Flavia Aparecida de Oliveira.pdf | Declaração de Dispensa de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso | 64,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.