Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4923
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A PEDAGOGIA MONTAIGNIANA: PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS |
Autor(es): | Silva, Taynara Furtunato |
Primeiro Orientador: | Bergamo, Thelma |
Resumo: | A Pedagogia aplica teorias e métodos para facilitar o ensino e a aprendizagem. Já a filosofia investiga questões essenciais sobre existência, conhecimento e moralidade. A Filosofia da Educação, como subdisciplina, analisa os princípios e fundamentos da educação, abordando suas implicações éticas e epistemológicas. A partir desse conhecimento o presente estudo tem por objetivo explanar sobre as práticas de educação filosófica na formação de crianças sob a perspectiva da Pedagogia Montaigniana, compreendendo como essas práticas promovem autonomia, pensamento crítico e valores éticos. A escolha do tema se baseia na necessidade de se compreender uma abordagem pedagógica que valoriza o desenvolvimento integral, pensamento crítico, autonomia e valores éticos desde a infância. O debate sobre o processo de formação dos conhecimentos escolares é amplamente discutido na literatura educacional. Para tanto esta pesquisa é quantitativa e descritiva, com abordagem qualitativa e indutiva, visando identificar e registrar a relevância das práticas pedagógicas e seu impacto na formação das crianças. Michel de Montaigne é conhecido principalmente por suas reflexões nos seus “Ensaios”, seus textos abordam temas como natureza humana, moralidade, educação e política, sendo marcada pelo ceticismo, humanismo e uma visão particular sobre a educação. Ainda hoje os “Ensaios" de Montaigne permanecem relevantes na educação contemporânea, promovendo o pensamento crítico, a formação do caráter e a introspecção. Sua abordagem educativa valoriza a individualidade e a autonomia, oferecendo uma visão holística que reconhece a importância de educar o "todo" do aluno, promovendo uma sociedade mais reflexiva e ética, nos lembrando o quão importante é uma educação crítica e analítica. Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia da Educação. Michel Montaigne. Práticas Pedagógicas. |
Abstract: | Pedagogy applies theories and methods to facilitate teaching and learning, while philosophy investigates essential questions about existence, knowledge, and morality. Philosophy of Education, as a subdiscipline, analyzes the principles and foundations of education, addressing its ethical and epistemological implications. Based on this understanding, the present study aims to explore philosophical education practices in the formation of children from the perspective of Montaigne's Pedagogy, examining how these practices promote autonomy, critical thinking, and ethical values. The choice of this topic is based on the need to understand an educational approach that values holistic development, critical thinking, autonomy, and ethical values from childhood. The debate on the formation of school knowledge is widely discussed in educational literature. To this end, this research is quantitative and descriptive, with a qualitative and inductive approach, aiming to identify and record the relevance of pedagogical practices and their impact on children's development. Michel de Montaigne is primarily known for his reflections in his "Essays," which address topics such as human nature, morality, education, and politics, characterized by skepticism, humanism, and a unique view of education. Montaigne's "Essays" remain relevant in contemporary education, promoting critical thinking, character formation, and introspection. His educational approach values individuality and autonomy, offering a holistic vision that recognizes the importance of educating the "whole" student, fostering a more reflective and ethical society, and reminding us of the importance of a critical and analytical education. Keywords: Pedagogy. Philosophy of Education. Michel Montaigne. Pedagogical Practices. |
Palavras-chave: | Pedagogia Filosofia da educação Michel Montaigne Práticas pedagógicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4923 |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_tcc_Taynara Furtunato da Silva.pdf | 449,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Taynara Furtunato da Silva.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Taynara Furtunato da Silva.pdf | 437,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.