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dc.contributor.advisor1Bergamo, Thelma-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0162689118136604pt_BR
dc.creatorSilva, Taynara Furtunato-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0162689118136604pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T12:17:43Z-
dc.date.available2024-10-21-
dc.date.available2024-12-09T12:17:43Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4923-
dc.description.abstractPedagogy applies theories and methods to facilitate teaching and learning, while philosophy investigates essential questions about existence, knowledge, and morality. Philosophy of Education, as a subdiscipline, analyzes the principles and foundations of education, addressing its ethical and epistemological implications. Based on this understanding, the present study aims to explore philosophical education practices in the formation of children from the perspective of Montaigne's Pedagogy, examining how these practices promote autonomy, critical thinking, and ethical values. The choice of this topic is based on the need to understand an educational approach that values holistic development, critical thinking, autonomy, and ethical values from childhood. The debate on the formation of school knowledge is widely discussed in educational literature. To this end, this research is quantitative and descriptive, with a qualitative and inductive approach, aiming to identify and record the relevance of pedagogical practices and their impact on children's development. Michel de Montaigne is primarily known for his reflections in his "Essays," which address topics such as human nature, morality, education, and politics, characterized by skepticism, humanism, and a unique view of education. Montaigne's "Essays" remain relevant in contemporary education, promoting critical thinking, character formation, and introspection. His educational approach values individuality and autonomy, offering a holistic vision that recognizes the importance of educating the "whole" student, fostering a more reflective and ethical society, and reminding us of the importance of a critical and analytical education. Keywords: Pedagogy. Philosophy of Education. Michel Montaigne. Pedagogical Practices.pt_BR
dc.description.resumoA Pedagogia aplica teorias e métodos para facilitar o ensino e a aprendizagem. Já a filosofia investiga questões essenciais sobre existência, conhecimento e moralidade. A Filosofia da Educação, como subdisciplina, analisa os princípios e fundamentos da educação, abordando suas implicações éticas e epistemológicas. A partir desse conhecimento o presente estudo tem por objetivo explanar sobre as práticas de educação filosófica na formação de crianças sob a perspectiva da Pedagogia Montaigniana, compreendendo como essas práticas promovem autonomia, pensamento crítico e valores éticos. A escolha do tema se baseia na necessidade de se compreender uma abordagem pedagógica que valoriza o desenvolvimento integral, pensamento crítico, autonomia e valores éticos desde a infância. O debate sobre o processo de formação dos conhecimentos escolares é amplamente discutido na literatura educacional. Para tanto esta pesquisa é quantitativa e descritiva, com abordagem qualitativa e indutiva, visando identificar e registrar a relevância das práticas pedagógicas e seu impacto na formação das crianças. Michel de Montaigne é conhecido principalmente por suas reflexões nos seus “Ensaios”, seus textos abordam temas como natureza humana, moralidade, educação e política, sendo marcada pelo ceticismo, humanismo e uma visão particular sobre a educação. Ainda hoje os “Ensaios" de Montaigne permanecem relevantes na educação contemporânea, promovendo o pensamento crítico, a formação do caráter e a introspecção. Sua abordagem educativa valoriza a individualidade e a autonomia, oferecendo uma visão holística que reconhece a importância de educar o "todo" do aluno, promovendo uma sociedade mais reflexiva e ética, nos lembrando o quão importante é uma educação crítica e analítica. Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia da Educação. Michel Montaigne. Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Taynara Furtunato da Silva (2015104221310114@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-21T12:21:35Z No. of bitstreams: 1 TAYNARA FURTUNATO DA SILVA TCC - ARTIGO CIENTIFICO(1).docx: 28430 bytes, checksum: ba87c832adabf42590dab2a767542e0d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada TAYNARA informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); -- Folha de aprovação assinada pela banca;-- O trabalho precisa estar em formato .pdf; ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2024-10-22T16:47:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Taynara Furtunato da Silva (2015104221310114@ifgoiano.edu.br) on 2024-12-09T11:12:53Z No. of bitstreams: 3 TAYNARA FURTUNATO DA SILVA TCC - ARTIGO CIENTIFICO(1).docx: 28430 bytes, checksum: ba87c832adabf42590dab2a767542e0d (MD5) ACE Scanner_2024_12_09.pdf: 1456746 bytes, checksum: a3df01c3cf4b19b890960c63ca9b14e7 (MD5) Documento-12.pdf: 448453 bytes, checksum: 21759d8e1d2fea25d6d221da874ccc3e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectMichel Montaignept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA PEDAGOGIA MONTAIGNIANA: PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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