Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/492
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GERENCIAMENTO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (EPP) E MICRO EMPRESAS EM IPAMERI – GO
metadata.dc.creator: Souza, Anderson Salomão de; Porto, Arislana dos Santos; Silva, Alessandra Amorim; Souza, Sandra Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Ricardo Marques de
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Ivan
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Welton Lourenço Calhão de
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Ricardo Marques de
metadata.dc.description.resumo: O modelo de gestão é compreendido como o conjunto de princípios que orientam a concepção e o modo de funcionamento dos elementos constituintes de uma organização, desta forma a gestão da empresa reflete sua cultura organizacional, seus valores, sua visão e missão, este é um dos fatores fundamentais para compreender e traçar o perfil das Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Micro Empresas relacionadas ao comércio local. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo, sendo aplicado um questionário investigativo, que permitiu concluir que a maioria está há mais de 10 anos no mercado, sendo empresas atentas às variações de mercado e às necessidades dos clientes. Este trabalho teve como objetivo Geral identificar como se dá o processo de gerenciamento das Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Micro Empresas em Ipameri – GO. E por objetivos específicos, Identificar os modelos de gestão adotados por seus gestores; O nível de satisfação quanto ao desempenho na administração da empresa. Pode-se observar uma preferência pela Gestão Democrática e pela Gestão de Cadeia de Valor, ainda mensurou-se a satisfação dos gestores quanto ao desempenho dos modelos adotados.
Abstract: The management model is understood as the set of principles that guide the conception and the way of functioning of the constituent elements of an organization. Thus, the management of the company reflects its organizational culture, its values, its vision and mission. key factors for understanding and profiling Small Business (EPP) and Micro Business related to local commerce. This was an exploratory research, of quantitative nature, and applied an investigative questionnaire, which allowed us to conclude that most of them have been in the market for over 10 years, being companies aware of market variations and customer needs. This work aimed to identify how the management process of Small Businesses (EPP) and Micro Companies in Ipameri - GO. And by specific objectives, Identify the management models adopted by their managers; The level of satisfaction regarding performance in the company's administration. A preference for Democratic Management and Value Chain Management can be observed, as well as the satisfaction of managers regarding the performance of the adopted models.
Keywords: Gestão Empresarial
Microempresas
Modelos de Gestão
Comércio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/492
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Comercial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Sandra_Arisiana_Anderson_Alessandra.pdf711,66 kBAdobe PDFView/Open
TCAE - Sandra.pdf621,98 kBAdobe PDFView/Open
TCAE - Arislana.pdf614 kBAdobe PDFView/Open
TCAE - Anderson.pdf696,7 kBAdobe PDFView/Open
TCAE - Alessandra.pdf613,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.