Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4897
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA ESTADUAL SILVA DOURADO NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS-TO
Autor(es): Anjos, Claudia Rodrigues S. dos
Primeiro Orientador: Antero, Romario Victor Pacheco
Segundo Orientador: Cândido, Kamilla de Faria
Primeiro Membro da Banca: Gonçalves, Luciene Pereira da Silva
Segundo Membro da Banca: Lima, Samara Gonçalves
Resumo: A pesquisa teve como foco realizar o diagnóstico socioambiental da coleta seletiva na Escola Estadual Silva Dourado, localizada em Arraias-TO. O diagnóstico foi realizado com alunos do 6º ao 9º ano para avaliar se tinham algum conhecimento prévio sobre o tema coleta seletiva e sua importância. Para isso, foi utilizado um questionário contendo 10 perguntas, aplicados aos alunos da escola campo. Foram realizadas inspeções na escola para verificar se havia alguma ação sobre coleta seletiva em andamento. Após, os alunos foram submetidos a uma palestra explicativa sobre o que é coleta seletiva e seus benefícios. Durante a palestra, foi explicado o destino adequado dos resíduos em cada coletor, conforme as cores padronizadas e foram sanadas dúvidas dos alunos. No mesmo dia, foram instalados coletores de resíduos doados pela empresa Itafos Arraias Mineração e Fertilizantes S.A para a escola, visando à coleta seletiva do lixo produzido. Três meses após a implantação da coleta seletiva na escola, realizou-se um novo diagnóstico para comparar a aceitabilidade e compreensão dos alunos sobre o tema. No decorrer da pesquisa também se inspecionou o uso ou não dos coletores, bem como a utilização correta pelos alunos. Assim, na avaliação realizada foi constatado que os alunos já possuíam um conhecimento sobre a coleta seletiva, no qual obtiverem melhores notas no resultado da avaliação. O resultado foi a correta separação dos resíduos nos coletores da escola, tanto na área externa quanto na interna das salas de aula
Abstract: The research focused on carrying out a socio-environmental diagnosis of selective collection at the Silva Dourado State School, located in Arraias-TO. The diagnosis was carried out with students from the 6th to 9th grades to assess whether they had any prior knowledge about the topic of selective collection and its importance. To this end, a questionnaire containing 10 questions was used, applied to the students of the rural school. Inspections were carried out at the school to verify whether there were any actions regarding selective collection in progress. Afterwards, the students were given an explanatory lecture on what selective collection is and its benefits. During the lecture, the proper disposal of waste in each collector was explained, according to standardized colors, and any doubts the students had were answered. On the same day, waste collectors donated by the company Itafos Arraias Mineração e Fertilizantes S.A. were installed for the school, aiming at the selective collection of the garbage produced. Three months after the implementation of selective collection at the school, a new diagnosis was carried out to compare the students' acceptability and understanding of the topic. During the research, the use or non-use of the collectors was also inspected, as well as their correct use by the students. Thus, in the evaluation carried out, it was found that the students already had knowledge about selective collection, which led them to obtain better grades in the evaluation results. The result was the correct separation of waste in the school collectors, both in the external and internal areas of the classrooms.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Coleta Seletiva
Sustentabilidade
Conscientização ambiental
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4897
Data do documento: 15-Out-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Práticas em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Repositório - TCC - final.pdfTrabalho de Conclusão1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.