Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antero, Romario Victor Pacheco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7674863764458535 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Cândido, Kamilla de Faria | - |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1783677485381684 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Samara Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6843494046967820 | pt_BR |
dc.creator | Anjos, Claudia Rodrigues S. dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960277228482193 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T17:28:20Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T17:28:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4897 | - |
dc.description.abstract | The research focused on carrying out a socio-environmental diagnosis of selective collection at the Silva Dourado State School, located in Arraias-TO. The diagnosis was carried out with students from the 6th to 9th grades to assess whether they had any prior knowledge about the topic of selective collection and its importance. To this end, a questionnaire containing 10 questions was used, applied to the students of the rural school. Inspections were carried out at the school to verify whether there were any actions regarding selective collection in progress. Afterwards, the students were given an explanatory lecture on what selective collection is and its benefits. During the lecture, the proper disposal of waste in each collector was explained, according to standardized colors, and any doubts the students had were answered. On the same day, waste collectors donated by the company Itafos Arraias Mineração e Fertilizantes S.A. were installed for the school, aiming at the selective collection of the garbage produced. Three months after the implementation of selective collection at the school, a new diagnosis was carried out to compare the students' acceptability and understanding of the topic. During the research, the use or non-use of the collectors was also inspected, as well as their correct use by the students. Thus, in the evaluation carried out, it was found that the students already had knowledge about selective collection, which led them to obtain better grades in the evaluation results. The result was the correct separation of waste in the school collectors, both in the external and internal areas of the classrooms. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como foco realizar o diagnóstico socioambiental da coleta seletiva na Escola Estadual Silva Dourado, localizada em Arraias-TO. O diagnóstico foi realizado com alunos do 6º ao 9º ano para avaliar se tinham algum conhecimento prévio sobre o tema coleta seletiva e sua importância. Para isso, foi utilizado um questionário contendo 10 perguntas, aplicados aos alunos da escola campo. Foram realizadas inspeções na escola para verificar se havia alguma ação sobre coleta seletiva em andamento. Após, os alunos foram submetidos a uma palestra explicativa sobre o que é coleta seletiva e seus benefícios. Durante a palestra, foi explicado o destino adequado dos resíduos em cada coletor, conforme as cores padronizadas e foram sanadas dúvidas dos alunos. No mesmo dia, foram instalados coletores de resíduos doados pela empresa Itafos Arraias Mineração e Fertilizantes S.A para a escola, visando à coleta seletiva do lixo produzido. Três meses após a implantação da coleta seletiva na escola, realizou-se um novo diagnóstico para comparar a aceitabilidade e compreensão dos alunos sobre o tema. No decorrer da pesquisa também se inspecionou o uso ou não dos coletores, bem como a utilização correta pelos alunos. Assim, na avaliação realizada foi constatado que os alunos já possuíam um conhecimento sobre a coleta seletiva, no qual obtiverem melhores notas no resultado da avaliação. O resultado foi a correta separação dos resíduos nos coletores da escola, tanto na área externa quanto na interna das salas de aula | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudia Rodrigues Santana dos Anjos (claudia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-11-12T23:48:58Z No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao-asssinado.pdf: 138009 bytes, checksum: 6b1797479925544ec285720c11ff27c8 (MD5) ATA DE DEFESA.pdf: 374635 bytes, checksum: 075c2637ba5ec29b66d6400cf6065b08 (MD5) Artigo - Diagnóstico Socioambiental da Coleta Seletiva (12.10) (correção 12.11).pdf: 528557 bytes, checksum: 8528bc0216a1a6a9527796a8138fd7ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada CLÁUDIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo: A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) inserida na submissão não está devidamente assinada pelos membros da banca de avaliação. A inclusão do documento devidamente assinado é obrigatório dentro das submissões realizadasno Repositório. Porventura a Ata de defesa ou a folha de aprovação não estejainserida devidamente no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelosadministradores da plataforma, para ajustes e adequação. Para sanardúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIFGoiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versãofinal do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, comas devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º Capa,2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5ºAta de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo deCiência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletarassinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim quea Ata de Defesa (ou folha de aprovação) estiver devidamente assinada eanexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foicancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentossolicitados. Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2024-11-13T10:09:31Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Claudia Rodrigues Santana dos Anjos (claudia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-11-18T14:42:46Z No. of bitstreams: 2 termo_de_autorizacao-asssinado (2).pdf: 108611 bytes, checksum: 54369eb6dacb7c00303fe79c083ec7cc (MD5) ATA DE DEFESA.pdf: 241619 bytes, checksum: a89342e7fe82e4468917a16c3835cb3a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada CLAUDIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Trabalho acadêmico não foi inserido na submissão. A inclusão do trabalho acadêmico é obrigatório dentro das submissões realizadas no Repositório. Porventura a submissão não esteja inserida devidamente no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, para ajustes e adequação. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que a Ata de Defesa (ou folha de aprovação) estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-11-18T15:25:19Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Claudia Rodrigues Santana dos Anjos (claudia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-11-18T15:45:40Z No. of bitstreams: 1 Repositório - TCC - final.pdf: 1401280 bytes, checksum: e074663e5496c3fdc553e30d0ee6bde1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-11-18T17:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Repositório - TCC - final.pdf: 1401280 bytes, checksum: e074663e5496c3fdc553e30d0ee6bde1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-18T17:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Repositório - TCC - final.pdf: 1401280 bytes, checksum: e074663e5496c3fdc553e30d0ee6bde1 (MD5) Previous issue date: 2024-10-15 | en |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Coleta Seletiva | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA ESTADUAL SILVA DOURADO NO MUNICÍPIO DE ARRAIAS-TO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Práticas em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Repositório - TCC - final.pdf | Trabalho de Conclusão | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.