Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4894
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | DIMENSÕES DA PROFISSIONALIZAÇÃO E DO TRABALHO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: EM FOCO OS PROJETOS PEDAGÓGICOS |
Other Titles: | Dimensions of the professionalization and work of chemistry teachers: a focus on pedagogical projects. |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Christina Vargas Miranda e |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silveira, Hélder Eterno da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Deividi Marcio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Teixeira, Cristiana Barra |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pena, Graziele Borges de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Tese defendida na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A tese investiga se os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Química dispõem de dimensões formativas necessárias à profissionalização e ao desenvolvimento profissional desses professores. Para tanto, propomos um modo inovador de organização do currículo para os cursos de Licenciatura em Química, a partir de Dimensões Formativas. Ancorados na perspectiva crítica no campo da formação de professores, elegemos como pressupostos teóricos as concepções de Pimenta, Nóvoa e Tardif. O objeto de estudo foram as propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior Públicas de Minas Gerais. |
Abstract: | The thesis investigates whether the pedagogical projects of Chemistry teacher training courses have the formative dimensions necessary for the professionalization and professional development of these teachers. To this end, we propose an innovative way of organizing the curriculum for Chemistry degree courses, based on Formative Dimensions. Anchored in the critical perspective in the field of teacher training, we chose the concepts of Pimenta, Nóvoa and Tardif as our theoretical presuppositions. The object of study was the pedagogical proposals of Chemistry degree courses at public higher education institutions in Minas Gerais. |
Keywords: | Licenciatura em Química Trabalho Docente Profissionalização Projeto Pedagógico Dimensões Formativas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituição extra IF Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | Instituição extra IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract) |
metadata.dc.publisher.program: | Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract) |
Citation: | CARVALHO, C. V. M. Dimensões da profissionalização e do trabalho de professores de Química: em foco os projetos pedagógicos. 2020. 225f. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Uberlândia, MG, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4894 |
Issue Date: | 26-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Teses e dissertações defendidas em outras Instituições |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_UFU_Christina Vargas Miranda e Carvalho.pdf | Tese_ChristinaVargasMirandaCarvalho | 2,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.