Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Hélder Eterno da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9626994578221224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Deividi Marcio | - |
dc.contributor.referee2 | Teixeira Júnior, José Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3 | Teixeira, Cristiana Barra | - |
dc.contributor.referee4 | Pena, Graziele Borges de Oliveira | - |
dc.creator | Carvalho, Christina Vargas Miranda e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2120238270500914 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T02:59:49Z | - |
dc.date.available | 2024-11-15 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T02:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, C. V. M. Dimensões da profissionalização e do trabalho de professores de Química: em foco os projetos pedagógicos. 2020. 225f. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Uberlândia, MG, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4894 | - |
dc.description.abstract | The thesis investigates whether the pedagogical projects of Chemistry teacher training courses have the formative dimensions necessary for the professionalization and professional development of these teachers. To this end, we propose an innovative way of organizing the curriculum for Chemistry degree courses, based on Formative Dimensions. Anchored in the critical perspective in the field of teacher training, we chose the concepts of Pimenta, Nóvoa and Tardif as our theoretical presuppositions. The object of study was the pedagogical proposals of Chemistry degree courses at public higher education institutions in Minas Gerais. | pt_BR |
dc.description.resumo | Tese defendida na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A tese investiga se os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Química dispõem de dimensões formativas necessárias à profissionalização e ao desenvolvimento profissional desses professores. Para tanto, propomos um modo inovador de organização do currículo para os cursos de Licenciatura em Química, a partir de Dimensões Formativas. Ancorados na perspectiva crítica no campo da formação de professores, elegemos como pressupostos teóricos as concepções de Pimenta, Nóvoa e Tardif. O objeto de estudo foram as propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior Públicas de Minas Gerais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Christina Vargas Miranda e Carvalho (christina.carvalho@ifgoiano.edu.br) on 2024-11-15T20:51:16Z No. of bitstreams: 1 Tese Christina_VERSÃO FINAL.pdf: 2864160 bytes, checksum: 91f1c124d0ec03cf19fe590baa584271 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-11-18T02:56:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Christina_VERSÃO FINAL.pdf: 2864160 bytes, checksum: 91f1c124d0ec03cf19fe590baa584271 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-18T02:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Christina_VERSÃO FINAL.pdf: 2864160 bytes, checksum: 91f1c124d0ec03cf19fe590baa584271 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26 | en |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituição extra IF Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract) | pt_BR |
dc.publisher.program | Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituição extra IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Dimensões Formativas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.title | DIMENSÕES DA PROFISSIONALIZAÇÃO E DO TRABALHO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: EM FOCO OS PROJETOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
dc.title.alternative | Dimensions of the professionalization and work of chemistry teachers: a focus on pedagogical projects. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e dissertações defendidas em outras Instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_UFU_Christina Vargas Miranda e Carvalho.pdf | Tese_ChristinaVargasMirandaCarvalho | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.