Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4893
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | VIVÊNCIAS FORMATIVAS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Título(s) alternativo(s): | FORMATIVE EXPERIENCES OF TEACHING IN THE CONTEXT OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM |
Autor(es): | Pires, Micaelle Araújo |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Christina Vargas Miranda e |
Primeiro Coorientador: | Dias, Herbert Júnior |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
Segundo Membro da Banca: | Tavares, Jussana Maria |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar as vivências formativas da docência experienciadas no contexto do Programa de Residência Pedagógica de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí. As atividades foram desenvolvidas de outubro de 2020 a março de 2022, durante o período de pandemia decorrente do Covid-19, ocorrendo virtualmente no formato de Ensino Remoto Emergencial. A escola-campo era o próprio Campus Urutaí e as ações pedagógicas ocorreram pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, Google Meet e Microsoft Teams e contemplaram as seguintes etapas: (i) formação pedagógica; (ii) ambientação diagnóstica; e, (iii) regência. No decorrer do programa foi possível aprender e desenvolver habilidades da prática docente que envolveram a utilização de tecnologias digitais, adoção de metodologias ativas e elaboração de materiais didáticos, que foram adaptados e reformulados à demanda do ensino remoto. O contato com professores e colegas residentes favoreceu a interação e o trabalho cooperativo e em equipe por meio de trocas de experiências, saberes, discussões e auxílios com as ações propostas. Diante disso, as vivências do programa proporcionaram uma compreensão mais profunda sobre flexibilidade, resiliência e readaptação necessárias no contexto educacional, especialmente em tempos de crise. Apesar das adversidades, o programa desempenhou um papel fundamental para o processo formativo dos licenciandos em Química propiciando aprendizagens da docência e os preparando para o exercício da profissão docente no cenário contemporâneo. Por fim, destaca-se que as experiências vivenciadas, que emergiram de um desafiante momento da sociedade, impulsionou novas práticas pedagógicas, transformando obstáculos em oportunidades de crescimento profissional e pessoal. |
Abstract: | This final course work aims to report the formative teaching experiences experienced in the context of the Pedagogical Residency Program of an academic in the Chemistry Degree course at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Urutaí Campus. The activities were developed from October 2020 to March 2022, during the pandemic period due to Covid-19, taking place virtually in the Emergency Remote Teaching format. The field school was the Urutaí Campus itself and the pedagogical actions took place through the Moodle Virtual Learning Environment, Google Meet and Microsoft Teams and included the following stages: (i) pedagogical training; (ii) diagnostic environment; and, (iii) teaching. During the program, it was possible to learn and develop teaching practice skills that involved the use of digital technologies, adoption of active methodologies and preparation of teaching materials, which were adapted and reformulated to the demand of remote teaching. Contact with professors and fellow residents fostered interaction and cooperative and teamwork through the exchange of experiences, knowledge, discussions, and assistance with proposed actions. In view of this, the program's experiences provided a deeper understanding of the flexibility, resilience, and readaptation needed in the educational context, especially in times of crisis. Despite the adversities, the program played a fundamental role in the training process of Chemistry undergraduates, providing teaching skills and preparing them for the teaching profession in the contemporary scenario. Finally, it is worth highlighting that the experiences, which emerged from a challenging moment in society, promoted new pedagogical practices, transforming obstacles into opportunities for professional and personal growth. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Políticas Públicas Educacionais Aprendizagens da Docência Ensino de Química |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4893 |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MicaelleAraújoPires_RIIF.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.