Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4890
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA COMBINAÇÃO QUE LEVA À OMNILATERALIDADE
metadata.dc.creator: Gomes, Edmar Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Flavio Manoel Coelho Borges
metadata.dc.contributor.advisor2: Sousa, Marcos de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, José Carlos Moreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Fernando Soares de
metadata.dc.description.resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e tem a finalidade precípua de atender o mundo do trabalho em suas diferentes configurações/arranjos. Desde a vigência dessa lei, a EPT expandiu-se, incorporando diferentes níveis de ensino, alinhando-se às necessidades socioeconômicas e produtivas do país e na qualificação para o exercício profissional, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Atualmente, a EPT expandiu-se, incorporando diferentes níveis de ensino, alinhando-se às necessidades socioeconômicas do país. Atualmente, a EPT promove a qualificação profissional, a inclusão social, contribui para o desenvolvimento regional, além de reduzir desigualdades sociais. Nesse contexto, o Ensino Médio Integrado (EMI) surge como uma modalidade de EPT que visa articular a formação geral com a educação profissional, com objetivo de preparar os estudantes tanto para o mercado de trabalho quanto para o ingresso no ensino superior. Sendo institucionalizado com a criação dos Institutos Federais em 2008, o EMI busca uma formação omnilateral, abrangendo aspectos intelectuais, físicos, éticos e técnicos dos estudantes. No EMI, a Matemática e as Ciências da Natureza desempenham um papel crucial no desenvolvimento do pensamento crítico e na capacidade de resolver problemas complexos. Quando abordadas de forma integrada, estas áreas do conhecimento permitem uma compreensão mais ampla dos fenómenos naturais e sociais, favorecendo uma visão mais completa e interligada da realidade. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, em uma cidade localizada no Vale de São Patrício, na região central de Goiás. Foram investigadas cinco categorias principais: perfil docente, concepções sobre legislação e Projeto Pedagógico da EPT/EMI, planejamento integrado, processo de formação continuada e o domínio de práticas laborais e conhecimentos científicos, uso de metodologias ativas e suas contribuições para a formação integral dos estudantes. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, dividindo-se a pesquisa em três etapas: a primeira foi uma Revisão da Literatura utilizando-se as quatro bases de dados (Science Direct, Scopus, Scielo e Google Scholar), e essa abrangeu publicações de 2013 a 2023. A segunda etapa foi a coleta e análise de dados, tendo como lócus de pesquisa duas instituições localizadas no munícipio de Ceres (GO), sendo uma instituição da rede estadual de educação e a outra da rede federal. A análise dos dados envolveu o uso de Estatística Descritiva, a técnica de Principal Component Analysis (PCA) com auxílio do software Jamovi e Análise de Conteúdo. A terceira etapa foi a elaboração do Produto Educacional intitulado: “Práticas Pedagógicas no Ensino Médio Integrado: contribuições de formação omnilateral no ensino de matemática e ciências da natureza”, categorizado com Sequência Didática, sendo esse avaliado e validado por seis participantes da pesquisa. Os resultados indicaram que as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza podem contribuir significativamente para a formação omnilateral dos estudantes no EMI, contudo, embora as práticas pedagógicas integradoras já se apresentem como parte do cotidiano docente, a formação continuada ainda precisa ser aprimorada para atender às especificidades pedagógicas do EMI, pois, a materialização da formação omnilateral dos estudantes não depende apenas da adoção de metodologias ativas, mas também de uma postura docente que demonstre compromisso com a transformação social vislumbrada pelo EMI.
Abstract: Professional and Technological Education (EPT) is a modality provided for in the Law of Guidelines and Bases of National Education (Brazil, 1996) and has the primary purpose of serving the world of work in its different configurations/arrangements. Since this law came into force, EPT has expanded, incorporating different levels of education, aligning itself with the country's socio-economic and productive needs and qualifying for professional practice, helping citizens to enter and act in the world of work and in life in society. Currently, EPT has expanded to include different levels of education, in line with the country's socio-economic needs. Currently, EPT promotes professional qualification, social inclusion, contributes to regional development and reduces social inequalities. In this context, Integrated Secondary Education (EMI) has emerged as a type of EPT that aims to link general education with professional education, with the purpose of preparing students both for the job market and to merge into higher education. Been institutionalized with the creation of the Federal Institutes in 2008, EMI seeks an omnilateral education, covering intellectual, physical, ethical and technical aspects of the students. In EMI, mathematics and the natural sciences play a crucial role in developing critical thinking and the ability to solve complex problems. When approached in an integrated way, these areas of knowledge allow a broader understanding of natural and social phenomena, favoring a more complete and interconnected view of reality. Thus, the main objective of this research was to analyze the pedagogical practices developed in the disciplines of Mathematics and Natural Sciences in the Integrated High School Computer Technician course, in a city located in the São Patrício Valley, in the central region of Goiás. Five main categories were investigated: teacher profile, conceptions of legislation and the EPT/EMI Pedagogical Project, integrated planning, the process of continuing training and the mastery of work practices and scientific knowledge, the use of active methodologies and their contributions to the students' comprehensive training. The methodology adopted was a qualitative, case-study approach, dividing the research into three stages: the first was a Literature Review using four databases (Science Direct, Scopus, Scielo and Google Scholar), which covered publications from 2013 to 2023. The second stage was data collection and analysis, with two institutions located in the municipality of Ceres (GO) as the research locus, one of then was a state education institution and the other a federal institution. Data analysis involved the use of descriptive statistics, the Principal Component Analysis (PCA) technique using Jamovi software and content analysis. The third stage was the development of the Educational Product entitled: “Pedagogical Practices in Integrated Secondary Education: contributions to omnilateral education in the teaching of mathematics and natural sciences”, categorized as a Didactic Sequence, which was evaluated and validated by six research participants. The results indicated that the disciplines of mathematics and natural sciences can contribute significantly to the omnilateral education of students in EMI. However, although integrative pedagogical practices are already part of everyday teaching, continuing education still needs to be improved to meet the pedagogical specificities of EMI, because the materialization of the omnilateral education of students depends not only on the adoption of active methodologies, but also on a teaching posture that demonstrates commitment to the social transformation envisioned by EMI.
Keywords: Ensino Médio Integrado
Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências da Natureza
Formação Omnilateral
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4890
Issue Date: 23-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Edmar Ferreira Gomes.pdf8,49 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO EDUCACIONAL_Edmar Ferreira Gomes.pdf5,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons