Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4857
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: IMPLEMENTAÇÃO DAS LEGISLAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL ILLYDIA MARIA PERILO CAIADO - MUNICÍPIO DE NOVA AURORA-GO
Other Titles: IMPLEMENTATION OF ETHNIC-RACIAL LEGISLATION: A CASE STUDY AT COLÉGIO ESTADUAL ILLYDIA MARIA PERILO CAIADO - MUNICIPALITY OF NOVA AURORA-GO
metadata.dc.creator: Paula, Ana Norvandina F.
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Matheus M.
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Pedro Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Amélia
metadata.dc.description.resumo: A análise da implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que exigem a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, foi realizada no Colégio Estadual Illydia Maria Perilo Caiado, única instituição de ensino médio em Nova Aurora, Goiás. A pesquisa utilizou questionários com professores, análise de seis livros didáticos de ciências da natureza e observações durante o estágio nas aulas de Física, Química, Biologia e Ciências da Natureza. Os resultados revelam uma representatividade insuficiente de temas étnico-raciais nos materiais didáticos e uma falta de formação específica para os docentes. Apesar do reconhecimento da importância desses temas, a ausência de capacitação e a falta de abordagem prática em sala de aula destacam a necessidade urgente de mudanças. As observações durante o estágio mostraram que, mesmo em datas significativas como a Semana da Consciência Negra e o Dia dos Povos Indígenas, não houve discussões adequadas nas aulas. As recomendações incluem maior investimento em formação continuada para professores, revisão dos materiais didáticos, criação de comitês de diversidade e inclusão, promoção de eventos culturais e integração sistemática dos temas étnico-raciais no currículo. A implementação dessas medidas visa não só cumprir as exigências legais, mas também promover uma educação mais inclusiva e equitativa.
Abstract: The analysis of the implementation of Laws N. 10.639/2003 and N. 11.645/2008, which require the inclusion of Afro-Brazilian, African and indigenous history and culture in school curricula, was carried out at Illydia Maria Perilo Caiado State school, the only high school in Nova Aurora, Goiás. The research used questionnaires with teachers, an analysis of six natural science textbooks and observations during the internship. The results reveal an insufficient representation of ethnic-racial themes in teaching materials and a lack of specific training for teachers. Despite the recognition of the importance of these themes, the lack of training and the lack of a practical approach in the classroom highlight the urgent need for change. Observations during the internship showed that, even on significant dates such as Black Awareness Week and Indigenous Peoples' Day, there were no adequate discussions in class. The recommendations include greater investment in continuing training for teachers, a review of teaching materials, the creation of diversity and inclusion committees, the promotion of cultural events and the systematic integration of ethnic-racial themes into the curriculum. The implementation of these measures aims not only to comply with legal requirements, but also to promote a more inclusive and equitable education.
Keywords: Ensino Médio
Colégio Estadual Illydia Maria Perilo Caiado
Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4857
Issue Date: 21-Aug-2024
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CORRIGIDO- PDF.pdfTCC_Ana_Norvandina1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.