Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4857
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pontes, Matheus M. | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9070071834662889 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Pedro Paulo | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Amélia | - |
dc.creator | Paula, Ana Norvandina F. | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9070071834662889 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-28T19:28:41Z | - |
dc.date.available | 2024-10-28 | - |
dc.date.available | 2024-10-28T19:28:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4857 | - |
dc.description.abstract | The analysis of the implementation of Laws N. 10.639/2003 and N. 11.645/2008, which require the inclusion of Afro-Brazilian, African and indigenous history and culture in school curricula, was carried out at Illydia Maria Perilo Caiado State school, the only high school in Nova Aurora, Goiás. The research used questionnaires with teachers, an analysis of six natural science textbooks and observations during the internship. The results reveal an insufficient representation of ethnic-racial themes in teaching materials and a lack of specific training for teachers. Despite the recognition of the importance of these themes, the lack of training and the lack of a practical approach in the classroom highlight the urgent need for change. Observations during the internship showed that, even on significant dates such as Black Awareness Week and Indigenous Peoples' Day, there were no adequate discussions in class. The recommendations include greater investment in continuing training for teachers, a review of teaching materials, the creation of diversity and inclusion committees, the promotion of cultural events and the systematic integration of ethnic-racial themes into the curriculum. The implementation of these measures aims not only to comply with legal requirements, but also to promote a more inclusive and equitable education. | pt_BR |
dc.description.resumo | A análise da implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que exigem a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, foi realizada no Colégio Estadual Illydia Maria Perilo Caiado, única instituição de ensino médio em Nova Aurora, Goiás. A pesquisa utilizou questionários com professores, análise de seis livros didáticos de ciências da natureza e observações durante o estágio nas aulas de Física, Química, Biologia e Ciências da Natureza. Os resultados revelam uma representatividade insuficiente de temas étnico-raciais nos materiais didáticos e uma falta de formação específica para os docentes. Apesar do reconhecimento da importância desses temas, a ausência de capacitação e a falta de abordagem prática em sala de aula destacam a necessidade urgente de mudanças. As observações durante o estágio mostraram que, mesmo em datas significativas como a Semana da Consciência Negra e o Dia dos Povos Indígenas, não houve discussões adequadas nas aulas. As recomendações incluem maior investimento em formação continuada para professores, revisão dos materiais didáticos, criação de comitês de diversidade e inclusão, promoção de eventos culturais e integração sistemática dos temas étnico-raciais no currículo. A implementação dessas medidas visa não só cumprir as exigências legais, mas também promover uma educação mais inclusiva e equitativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Matheus de Mesquita e Pontes (matheus.mesquita@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-28T15:08:27Z No. of bitstreams: 1 TCC CORRIGIDO- PDF.pdf: 1225842 bytes, checksum: 766e5934d0b5cc33fb68dd60c0a83127 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-28T15:54:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC CORRIGIDO- PDF.pdf: 1225842 bytes, checksum: 766e5934d0b5cc33fb68dd60c0a83127 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-28T19:28:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC CORRIGIDO- PDF.pdf: 1225842 bytes, checksum: 766e5934d0b5cc33fb68dd60c0a83127 (MD5) Previous issue date: 2024-08-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Catalão | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888. Declara extinta a escravidão no Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/leimp/1824-1899/lei-3353-13-maio-1888-533138-publicacaooriginal-16269-pl.html. Acesso em: 25 set. 2024. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 set.2023. BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pelas Leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e 11.161, de 5 de agosto de 2005, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 25 set. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ BRASIL. Ministério da Educação. (2014). Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 7 out. 2023. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. (2004). Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 22 jun. 2004. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO . (2015). Parecer CNE/CEB nº 14, de 11 de novembro de 2015. Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27591-pareceres-da-camara-de-educacao-basica-14-2015-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 set. 2023. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. (2015). Plano Estadual de Educação de Goiás (2015-2025). Lei nº 18.969, de 29 de dezembro de 2015. Disponível: em https://site.seduce. go.gov.br/planos/plano-estadual-de-educacao/. Acesso em: 10 out. 2023. GODOY, L., Dell’Agnolo;AGNOLO, R. M D.; MELO, , W. C. Multiversos Ciências da Natureza: Ciência, sociedade e ambiente. São Paulo: FTD, 2021. GODOY, L., Dell’Agnolo;AGNOLO, R. M D.; MELO, , W. C. . Multiversos Ciências da Natureza: Ciência, tecnologia e cidadania. São Paulo: FTD. GODOY, L., Dell’Agnolo;AGNOLO, R. M D.; MELO, , W. C. Multiversos Ciências da Natureza: Eletricidade na sociedade e na vida. São Paulo: FTD, 2021. GODOY, L., Dell’Agnolo;AGNOLO, R. M D.; MELO, , W. C. . Multiversos Ciências da Natureza: Matéria, energia e a vida. São Paulo: FTD, 2021. GODOY, L., Dell’Agnolo;AGNOLO, R. M D.; MELO, , W. C. . Multiversos Ciências da Natureza: Movimentos e equilíbrios na natureza. São Paulo: FTD, 2021. GODOY, L., Dell’Agnolo;AGNOLO, R. M D.; MELO, , W. C. . Multiversos Ciências da Natureza: Origens. São Paulo: FTD, 2021. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Nova Aurora - Goiás. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/nova-aurora.html. Acesso em: 22 jan. 2024. MEINERZ, N. V. A. A recepção das Leis 10.639/03 e 11.645/08 na Educação Básica: resistências e contribuições. Educação e Pesquisa, 43(2), p. 345-362, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136711. Acesso em: 14 dez. 2023. MULLER, F. R.;SANTOS, V. P. Educação e relações étnico-raciais: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, 18(54), p. 861-884, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qXWVY8HxJvRX3Cg6Vz6RGhj/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Colégio Estadual Illydia Maria Perilo Caiado | pt_BR |
dc.subject | Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | IMPLEMENTAÇÃO DAS LEGISLAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL ILLYDIA MARIA PERILO CAIADO - MUNICÍPIO DE NOVA AURORA-GO | pt_BR |
dc.title.alternative | IMPLEMENTATION OF ETHNIC-RACIAL LEGISLATION: A CASE STUDY AT COLÉGIO ESTADUAL ILLYDIA MARIA PERILO CAIADO - MUNICIPALITY OF NOVA AURORA-GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC CORRIGIDO- PDF.pdf | TCC_Ana_Norvandina | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.