Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4856
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | LUDICIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DENGUE - PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POR INVESTIGAÇÃO |
Other Titles: | Playfulness in Elementary School Science Classes. Dengue - pedagogical proposals for research |
metadata.dc.creator: | Silva, Jairene |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mendes, Pedro Paulo M. |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Marccus Victor |
metadata.dc.description.resumo: | Diante da situação crítica em que a nossa sociedade vem enfrentando com os agravos causados pelo mosquito Aedes Aegypt e os inúmeros casos de dengue de diversas classificações, o presenta trabalho tem como objetivo fazer com que o aluno faça uma reflexão investigativa sobre esse tema, tendo como artifício o uso das atividades lúdicas nas aulas de Ciências para o ensino e aprendizado desse conteúdo, considerando a importância e relevância da sua aplicação como instrumento investigativo de novos conhecimentos e conceitos pré-estabelecidos pela sua vivência e com o intuito de que o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e interdisciplinar possa estabelecer relações complexas com autonomia em busca de novos saberes. O conteúdo abordado por meio da ludicidade também tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelas atividades tornando fácil tanto para o aluno quanto para o professor mediador abordar o tema da aula, tirando assim o aluno da monotonia da aplicação tradicional de conteúdo, tornando as aulas motivadoras e interessantes ao mesmo tempo em que possibilita autonomia e interação como estratégia de pesquisa e investigação, para a excelência final do processo de ensino e aprendizagem proposto, principalmente entender de fato que a doença e suas consequências estão associadas diretamente com o cuidado que devemos ter com o nosso meio ambiente, e que é responsabilidade de todos, praticar ações por meio de proposta pedagógicas de investigação, que viabilize um melhor entendimento e possivelmente articule ações resolutivas que minimize a doença causada por esse veto. Esse trabalho foi desenvolvido em embasamentos que configuram a parte conceitual do assunto, o referencial teórico, análise e discussões e a reflexão final e por fim a referência bibliográfica que serviu como fonte fidedigna da minha pesquisa. |
Abstract: | Given the critical situation that our society has been facing with the harm caused by the Aedes Aegypti mosquito and the numerous cases of dengue fever of various classifications, the present work aims to make the student make an investigative reflection on this topic, using as a device the use of playful activities in Science classes for teaching and learning this content, considering the importance and relevance of its application as an investigative instrument of new knowledge and concepts pre-established by their experience and with the aim that cognitive, affective, social and interdisciplinary development can establish complex relationships with autonomy in search of new knowledge. The content addressed through playfulness also aims to spark students' interest in the activities, making it easier for both the student and the mediating teacher to approach the topic of the class, thus taking the student out of the monotony of traditional content application, making the classes motivating and interesting while enabling autonomy and interaction as a research and investigation strategy, for the ultimate excellence of the proposed teaching and learning process, mainly understanding that the disease and its consequences are directly associated with the care we must have for our environment, and that it is everyone's responsibility to practice actions through pedagogical investigation proposals, which enable a better understanding and possibly articulate resolutive actions that minimize the disease caused by this veto. This work was developed on the basis of the conceptual part of the subject, the theoretical framework, analysis and discussions, and the final reflection and finally the bibliographic reference that served as a reliable source for my research. |
Keywords: | Ludicidade Ensino-aprendizagem Dengue Aedes Aegypt Investigação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Catalão |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4856 |
Issue Date: | 23-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Versão Final.pdf | TCC_Jairene_Versao_Final | 10,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.