Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendes, Pedro Paulo M.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172886707272811pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Marccus Victor-
dc.creatorSilva, Jairene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172886707272811pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-28T19:11:21Z-
dc.date.available2024-10-28-
dc.date.available2024-10-28T19:11:21Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4856-
dc.description.abstractGiven the critical situation that our society has been facing with the harm caused by the Aedes Aegypti mosquito and the numerous cases of dengue fever of various classifications, the present work aims to make the student make an investigative reflection on this topic, using as a device the use of playful activities in Science classes for teaching and learning this content, considering the importance and relevance of its application as an investigative instrument of new knowledge and concepts pre-established by their experience and with the aim that cognitive, affective, social and interdisciplinary development can establish complex relationships with autonomy in search of new knowledge. The content addressed through playfulness also aims to spark students' interest in the activities, making it easier for both the student and the mediating teacher to approach the topic of the class, thus taking the student out of the monotony of traditional content application, making the classes motivating and interesting while enabling autonomy and interaction as a research and investigation strategy, for the ultimate excellence of the proposed teaching and learning process, mainly understanding that the disease and its consequences are directly associated with the care we must have for our environment, and that it is everyone's responsibility to practice actions through pedagogical investigation proposals, which enable a better understanding and possibly articulate resolutive actions that minimize the disease caused by this veto. This work was developed on the basis of the conceptual part of the subject, the theoretical framework, analysis and discussions, and the final reflection and finally the bibliographic reference that served as a reliable source for my research.pt_BR
dc.description.resumoDiante da situação crítica em que a nossa sociedade vem enfrentando com os agravos causados pelo mosquito Aedes Aegypt e os inúmeros casos de dengue de diversas classificações, o presenta trabalho tem como objetivo fazer com que o aluno faça uma reflexão investigativa sobre esse tema, tendo como artifício o uso das atividades lúdicas nas aulas de Ciências para o ensino e aprendizado desse conteúdo, considerando a importância e relevância da sua aplicação como instrumento investigativo de novos conhecimentos e conceitos pré-estabelecidos pela sua vivência e com o intuito de que o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e interdisciplinar possa estabelecer relações complexas com autonomia em busca de novos saberes. O conteúdo abordado por meio da ludicidade também tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelas atividades tornando fácil tanto para o aluno quanto para o professor mediador abordar o tema da aula, tirando assim o aluno da monotonia da aplicação tradicional de conteúdo, tornando as aulas motivadoras e interessantes ao mesmo tempo em que possibilita autonomia e interação como estratégia de pesquisa e investigação, para a excelência final do processo de ensino e aprendizagem proposto, principalmente entender de fato que a doença e suas consequências estão associadas diretamente com o cuidado que devemos ter com o nosso meio ambiente, e que é responsabilidade de todos, praticar ações por meio de proposta pedagógicas de investigação, que viabilize um melhor entendimento e possivelmente articule ações resolutivas que minimize a doença causada por esse veto. Esse trabalho foi desenvolvido em embasamentos que configuram a parte conceitual do assunto, o referencial teórico, análise e discussões e a reflexão final e por fim a referência bibliográfica que serviu como fonte fidedigna da minha pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus de Mesquita e Pontes (matheus.mesquita@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-28T15:49:01Z No. of bitstreams: 1 TCC - Versão Final.pdf: 10363051 bytes, checksum: 11315e6f93a6f9590ef0d1ce044c7d02 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-28T16:01:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Versão Final.pdf: 10363051 bytes, checksum: 11315e6f93a6f9590ef0d1ce044c7d02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-28T19:11:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Versão Final.pdf: 10363051 bytes, checksum: 11315e6f93a6f9590ef0d1ce044c7d02 (MD5) Previous issue date: 2024-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDenguept_BR
dc.subjectAedes Aegyptpt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleLUDICIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DENGUE - PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POR INVESTIGAÇÃOpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness in Elementary School Science Classes. Dengue - pedagogical proposals for researchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão Final.pdfTCC_Jairene_Versao_Final10,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.