Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4840
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Santana, Cássia de Vasconcelos Araújo
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Segundo Membro da Banca: Santos, Ana Maria Alves Pereira
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem como temática a importância da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa terá a finalidade estudar o desenvolvimento do processo da leitura, abordando os diferentes entendimentos sobre a leitura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando como a escola, os professores e a família participam do processo de formação de leitores. A metodologia usada para obtenção do objetivo foi a pesquisa bibliográfica, buscando estudar a origem, conceito e o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho baseia-se teoricamente partir das discussões de vários autores tais como: Santos (2011), Martins (2012), Dionízio (2017), Claret (2013), Baldi (2010), Gusmão-Garcia e Silva (2009), dentre outros. Os resultados mostram que quanto antes a criança for inserida nesse ambiente e se apropriar desses ensinamentos, aumentam suas chances de desenvolver habilidades de leitura exitosas.
Abstract: The present academic work has as its theme the importance of reading in the Early Years; the research aims to provide a historical retrospective of the act of reading in the Early Years of education and investigate how schools, teachers, and families contribute to the development of readers. The methodology employed to achieve the objective was bibliographic research (books, scientific articles, monographic documents, periodicals - newspapers, magazines, etc.), with the objective to analyze the origin, concept, and development of reading in the early years of education. The work includes theoretical analysis from authors as Santos (2011), PCN’s de Língua Portuguesa (1997), Martins (2012), Dionízio (2017), Claret (2013), Baldi (2010), Gusmão-Garcia e Silva (2009), among others. Therefore, the results indicate that the earlier child is introduced to reading and appropriates these teachings, they will have a better opportunity to develop them successfully, as reading will not only prepare them to be active participants in society, but also empowers them with freedom.
Palavras-chave: Educação
Education
Formação de Leitor
Reading
Ensino Fundamental
Elementary School
Leitura
Reader
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4840
Data do documento: 10-Out-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cassia Santana.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.