Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4840
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Santana, Cássia de Vasconcelos Araújo |
Primeiro Orientador: | Borges, Ronaldo Elias |
Primeiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Ana Maria Alves Pereira |
Resumo: | O presente trabalho acadêmico tem como temática a importância da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa terá a finalidade estudar o desenvolvimento do processo da leitura, abordando os diferentes entendimentos sobre a leitura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando como a escola, os professores e a família participam do processo de formação de leitores. A metodologia usada para obtenção do objetivo foi a pesquisa bibliográfica, buscando estudar a origem, conceito e o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho baseia-se teoricamente partir das discussões de vários autores tais como: Santos (2011), Martins (2012), Dionízio (2017), Claret (2013), Baldi (2010), Gusmão-Garcia e Silva (2009), dentre outros. Os resultados mostram que quanto antes a criança for inserida nesse ambiente e se apropriar desses ensinamentos, aumentam suas chances de desenvolver habilidades de leitura exitosas. |
Abstract: | The present academic work has as its theme the importance of reading in the Early Years; the research aims to provide a historical retrospective of the act of reading in the Early Years of education and investigate how schools, teachers, and families contribute to the development of readers. The methodology employed to achieve the objective was bibliographic research (books, scientific articles, monographic documents, periodicals - newspapers, magazines, etc.), with the objective to analyze the origin, concept, and development of reading in the early years of education. The work includes theoretical analysis from authors as Santos (2011), PCN’s de Língua Portuguesa (1997), Martins (2012), Dionízio (2017), Claret (2013), Baldi (2010), Gusmão-Garcia e Silva (2009), among others. Therefore, the results indicate that the earlier child is introduced to reading and appropriates these teachings, they will have a better opportunity to develop them successfully, as reading will not only prepare them to be active participants in society, but also empowers them with freedom. |
Palavras-chave: | Educação Education Formação de Leitor Reading Ensino Fundamental Elementary School Leitura Reader |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4840 |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Cassia Santana.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.