Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Alves Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshtpp://lattes.cnpq.br/6856930553489713pt_BR
dc.creatorSantana, Cássia de Vasconcelos Araújo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4480656621457350pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T17:21:39Z-
dc.date.available2024-10-17T17:21:39Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4840-
dc.description.abstractThe present academic work has as its theme the importance of reading in the Early Years; the research aims to provide a historical retrospective of the act of reading in the Early Years of education and investigate how schools, teachers, and families contribute to the development of readers. The methodology employed to achieve the objective was bibliographic research (books, scientific articles, monographic documents, periodicals - newspapers, magazines, etc.), with the objective to analyze the origin, concept, and development of reading in the early years of education. The work includes theoretical analysis from authors as Santos (2011), PCN’s de Língua Portuguesa (1997), Martins (2012), Dionízio (2017), Claret (2013), Baldi (2010), Gusmão-Garcia e Silva (2009), among others. Therefore, the results indicate that the earlier child is introduced to reading and appropriates these teachings, they will have a better opportunity to develop them successfully, as reading will not only prepare them to be active participants in society, but also empowers them with freedom.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico tem como temática a importância da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa terá a finalidade estudar o desenvolvimento do processo da leitura, abordando os diferentes entendimentos sobre a leitura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando como a escola, os professores e a família participam do processo de formação de leitores. A metodologia usada para obtenção do objetivo foi a pesquisa bibliográfica, buscando estudar a origem, conceito e o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho baseia-se teoricamente partir das discussões de vários autores tais como: Santos (2011), Martins (2012), Dionízio (2017), Claret (2013), Baldi (2010), Gusmão-Garcia e Silva (2009), dentre outros. Os resultados mostram que quanto antes a criança for inserida nesse ambiente e se apropriar desses ensinamentos, aumentam suas chances de desenvolver habilidades de leitura exitosas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cassia de Vasconcelos de Araujo Santana (cassia.vasconcelos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-15T16:38:16Z No. of bitstreams: 1 TCC_ Cássia de Vasconcelos Araújo Santana.lnk: 1199 bytes, checksum: 44179913a665798cf4d9ac37f4b324a7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada CÁSSIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes devido ao seguinte motivo: não conseguimos abrir o arquivo da sua submissão, pois está em um formato desconhecido e/ou corrompido, o que impede sua abertura e download. Para esclarecer dúvidas, recomendamos a leitura do tutorial "Como submeter o trabalho no RIIF Goiano", disponível aqui: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Os(as) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar um arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação, contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf. Recomendamos que, caso não seja possível coletar a assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos", e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode esclarecer suas dúvidas assistindo a este tutorial, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l8h2mNilaMA Aguardamos o reenvio do arquivo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-10-17T02:57:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cassia de Vasconcelos de Araujo Santana (cassia.vasconcelos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-17T17:07:46Z No. of bitstreams: 1 tcc_Cassia Santana.pdf: 1045634 bytes, checksum: 96d1f9c83a35e113f022725a85cd2109 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-17T17:20:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Cassia Santana.pdf: 1045634 bytes, checksum: 96d1f9c83a35e113f022725a85cd2109 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-17T17:21:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Cassia Santana.pdf: 1045634 bytes, checksum: 96d1f9c83a35e113f022725a85cd2109 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-17T17:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Cassia Santana.pdf: 1045634 bytes, checksum: 96d1f9c83a35e113f022725a85cd2109 (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFormação de Leitorpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cassia Santana.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.