Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4833
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Autor(es): Almeida, Janaína
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita
Resumo: É necessária atenção e investigação contínuas para abordar a questão fundamental da inclusão de crianças com autismo na educação infantil. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento teórico acerca do tema da inclusão escolar de crianças com autismo, enfatizando a importância de proporcionar oportunidades educacionais iguais para todos. O objetivo principal foi realizar um levantamento teórico sobre o tema da inclusão escolar de crianças com autismo. Neste contexto, há uma procura crescente de apoio individualizado às crianças, exigindo que as escolas adaptem as suas abordagens para acomodar este grupo. A inclusão desempenha um papel vital neste processo. Portanto, o estudo focou especificamente nas crianças com Transtorno do Espectro Autista, visando obter uma compreensão teórica de como ocorre sua inclusão no ensino regular. O objetivo geral foi realizar um levantamento teórico abrangente sobre o tema da inclusão escolar de crianças com autismo na educação infantil. É importante notar que antes da implementação de práticas inclusivas para estudantes autistas, foram feitas mudanças significativas e foram promulgadas leis para apoiar a sua integração. É evidente que os alunos com autismo necessitam de estratégias eficazes para aprimorar suas habilidades e garantir sua inclusão no ambiente escolar. Como resultado, os professores devem receber formação contínua para garantir que estes alunos tenham oportunidades iguais de aprendizagem. Portanto, a inclusão de alunos autistas na educação infantil é crucial e deve ser implementada no ensino regular. Ao acolher as diferenças, a educação pode fomentar a interação e promover o respeito pela diversidade.
Abstract: Continued attention and research is needed to address the fundamental issue of including children with autism in early childhood education. This study aimed to explore inclusive practices for these children during their first years of schooling, emphasizing the importance of providing equal educational opportunities for all. The main objective was to carry out a theoretical survey on the topic of school inclusion of children with autism in early childhood education. In this context, there is a growing demand for individualized support for children, requiring schools to adapt their approaches to accommodate this group. Inclusion plays a vital role in this process. Therefore, the study focused specifically on children with Autism Spectrum Disorder, aiming to obtain a theoretical understanding of how their inclusion in regular education occurs. The general objective was to carry out a comprehensive theoretical survey on the topic of school inclusion of children with autism in early childhood education. It is important to note that prior to the implementation of inclusive practices for autistic students, significant changes were made and laws were enacted to support their integration. It is clear that students with autism need effective strategies to improve their skills and ensure their inclusion in the school environment. As a result, teachers must receive ongoing training to ensure that these students have equal learning opportunities. Therefore, the inclusion of autistic students in early childhood education is crucial and must be implemented in regular education. By embracing differences, education can foster interaction and promote respect for diversity.
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
Educação
Criança
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4833
Data do documento: 26-Jun-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Janaina Rocha Almeida.pdf718,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.