Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4832
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O LIVRO DIDÁTICO NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Barbosa, Jordanna Gabriela Martins
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Membro da Banca: Santos, Ana Maria Alves Pereira dos
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: O presente artigo explora a contação de histórias nos anos iniciais do ensino fundamental, focando particularmente em como esse método pode aprimorar o uso de livros didáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, afim de analisar e discutir, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre narrativa e uso de livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre as principais teorias e práticas associadas ao assunto, visando compreender como a integração de narrativas e livros didáticos pode enriquecer o ambiente educacional. Assim, ao apresentar uma história, deve-se levar em consideração técnicas como leitura expressiva ou dramatização do texto, ao mesmo tempo em que se concentra no ritmo e destaca momentos significativos na narrativa, considerando a construção das bases cognitivas e socioemocionais das crianças.
Abstract: This article explores storytelling in the early years of elementary school, focusing particularly on how this method can improve the use of textbooks. This is qualitative research of a bibliographic nature, in order to analyze and discuss, through a bibliographic review, the relationship between narrative and the use of textbooks in the early years of elementary school. To this end, a literature review was carried out on the main theories and practices associated with the subject, aiming to understand how the integration of narratives and textbooks can enrich the educational environment. Therefore, when presenting a story, techniques such as expressive reading or dramatization of the text must be taken into consideration, while focusing on rhythm and highlighting significant moments in the narrative, considering the construction of children's cognitive and socio emotional bases.
Palavras-chave: Livro Didático
Contação de Histórias
Anos Iniciais
Desenvolvimento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4832
Data do documento: 10-Out-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jordanna Gabriela Martins Barbosa.pdf975,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.