Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4828
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Oliveira, Maria Elgênia Caetano
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Primeiro Membro da Banca: Bergamo, Thelma Maria Moura
Segundo Membro da Banca: Conceição, Marcus Vinícius Costa
Resumo: A afetividade na aprendizagem tem se tornado um assunto de muita relevância para os dias atuais na área da educação, pois é impossível discutir sobre educação enfatizando apenas aspectos de conhecimento e deixando de lado o campo das emoções, visto que, a razão caminha junto com a emoção. Neste sentido, esta pesquisa se justifica pela necessidade de levantar discussões envolvendo esta temática, explorando contextos teóricos que possam contribuir para a fundamentação do nosso objetivo. O objetivo desta pesquisa é investigar de que modo a relação de afetividade entre professor e aluno pode contribuir para o melhor desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil. O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Portanto, as informações desse trabalho de conclusão de curso demonstram a extrema importância da afetividade no que tange os processos de Educação Infantil. A relação entre a assimilação de conteúdos, razão e o desenvolvimento social das crianças são dependentes entre si e também resultam da interação entre professor e aluno.
Abstract: Affectivity in learning has become a subject of great relevance today in the area of ​​education, as it is impossible to discuss education by emphasizing only aspects of knowledge and leaving aside the field of emotions, since reason goes hand in hand with emotion. In this sense, this research is justified by the need to raise discussions involving this topic, exploring theoretical contexts that can contribute to the foundation of our objective. The objective of this research is to investigate how the affectionate relationship between teacher and student can contribute to the better development of learning in Early Childhood Education. The present study was carried out through an exploratory bibliographical research with a qualitative approach. Therefore, the information in this course conclusion work demonstrates the extreme importance of affectivity when it comes to Early Childhood Education processes. The relationship between the assimilation of content, reason and the social development of children are dependent on each other and also result from the interaction between teacher and student.
Palavras-chave: Afeto
Affection
Desenvolvimento
Development
Educador
Educator
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4828
Data do documento: 10-Out-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Maria Elgenia Caetano de Oliveira.pdf815,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Maria Elgenia Caetano de Oliveira.pdf215,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Maria Elgenia Caetano de Oliveira.pdf549,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.