Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4827
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ALFABETIZÇÃO E LETRAMENTO NA PRÉ ESCOLA
metadata.dc.creator: Oliveira, Luannna Pereira De Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Bergamo, Thelma Maria Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Marcus Vinícius Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da alfabetização para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Verificar a evolução da alfabetização e do letramento, com o propósito de analisar o desenvolvimento dentro da educação escolar. A primeira infância é marcada por descobertas e desafios e está se transformando, tendo em vista que a história do Brasil foi marcada pelo capitalismo, que influenciou o analfabetismo e privou a instrução acadêmica. Nesse aspecto, a instituição educacional se faz presente na formação do indivíduo de forma significativa, abrindo um leque de possibilidades, a partir dos conhecimentos adquiridos. Portanto, a presente pesquisa se baseou em pesquisa bibliográfica para descrever algumas imperfeições na educação infantil, devido à carência de formação, pesquisas e estudos nessa área, ela é pouco explorada. A educação infantil não fornece instrução formal de leitura e escrita para as crianças, mas fornece oportunidades para ajudá-las a iniciar o processo nos primeiros anos do ensino fundamental. Isso é alcançado por meio do acesso à escrita e à leitura de forma divertida e desafiadora. Quando se trata de alfabetização e letramento, o foco não é apenas ensinar a ler e escrever, mas também ensinar as crianças a utilizar essas habilidades no cotidiano. Em decorrência disso, a sala de aula deve ser um ambiente de alfabetização, com livros, jornais, histórias e materiais diversos que ajudem a adquirir essas habilidades. As crianças sabem que as representações estão em todos os lugares e que elas precisam se adaptar e entender como ocorre a comunicação. Assim, a alfabetização e o letramento são concebidos como processos pelos quais as crianças devem aprender a ler, escrever e interpretar. Diante do tema apresentado, considerando todo o histórico abordado neste trabalho, notou-se que o sistema educacional ainda necessita e busca melhorias em termos de materiais didáticos, estrutura e cursos de formação de professores. Este trabalho destaca a importância da alfabetizaçãoe do letramento. Para sua contribuição, foram lidos artigos, pesquisas foram feitas. Nota-se que o ensino requer aprimoramento. No entanto, o objetivo deste estudo é analisar a alfabetização e o letramento e sua importância na aprendizagem.
Abstract: The present work aims to analyze the importance of literacy for the learning and development of children in early childhood education. verify the evolution of literacy and literacy, with the purpose of analyzing development within school education. Early childhood is marked by discoveries and challenges and is changing, given that the history of Brazil was marked by capitalism, which influenced illiteracy and deprived academic instruction. In this aspect, the educational institution becomes present in the individual's training in a significant way, opening up a range of possibilities, based on the knowledge acquired. Therefore, the present research was based on bibliographical research to describe some imperfections in early childhood education, due to the lack of training, research and studies in this area, it is little explored. Early childhood education does not provide formal reading and writing instruction for children, but it does provide opportunities to help them begin the process in the early years of elementary school. This is achieved through access to writing and reading in a fun and challenging way. When it comes to literacy and literacy, the focus is not just teaching reading and writing, but also teaching children to use these skills in everyday life. As a result, the classroom should be a literacy environment, with books, newspapers, stories and a variety of materials that help acquire these skills. Children know that representations are everywhere and that they need to adapt and understand how communication occurs. Thus, literacy and literacy are conceived as processes through which children must learn to read, write and interpret. Given the topic presented, considering the entire history covered in this work, it was noted that the educational system still needs and seeks improvements in terms of teaching materials, structure and training courses for teachers. This work highlights the importance of literacy and literacy. For his contribution, articles were read, research was done. It is noted that teaching requires improvement. However, the objective of this study is to analyze literacy and literacy and its importance in learning.
Keywords: Aprendizagem
Learning
Letramento
Literacy
Alfabetização
Literacy
Educação Infantil
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4827
Issue Date: 10-Oct-2024
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_Luannna Pereira de Jesus Oliveira.pdfArtigo Luannna Pereira674,92 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Luannna Pereira de Jesus Oliveira.pdfTermo de Autorização Luannna Pereira211,39 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Luannna Pereira de Jesus Oliveira.pdfAta de Defesa Luannna Pereira547,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.