Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Bergamo, Thelma Maria Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108721244666715pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Marcus Vinícius Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5367034769218991pt_BR
dc.creatorOliveira, Luannna Pereira De Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3315929859406958pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-16T21:50:36Z-
dc.date.available2024-10-14-
dc.date.available2024-10-16T21:50:36Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4827-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the importance of literacy for the learning and development of children in early childhood education. verify the evolution of literacy and literacy, with the purpose of analyzing development within school education. Early childhood is marked by discoveries and challenges and is changing, given that the history of Brazil was marked by capitalism, which influenced illiteracy and deprived academic instruction. In this aspect, the educational institution becomes present in the individual's training in a significant way, opening up a range of possibilities, based on the knowledge acquired. Therefore, the present research was based on bibliographical research to describe some imperfections in early childhood education, due to the lack of training, research and studies in this area, it is little explored. Early childhood education does not provide formal reading and writing instruction for children, but it does provide opportunities to help them begin the process in the early years of elementary school. This is achieved through access to writing and reading in a fun and challenging way. When it comes to literacy and literacy, the focus is not just teaching reading and writing, but also teaching children to use these skills in everyday life. As a result, the classroom should be a literacy environment, with books, newspapers, stories and a variety of materials that help acquire these skills. Children know that representations are everywhere and that they need to adapt and understand how communication occurs. Thus, literacy and literacy are conceived as processes through which children must learn to read, write and interpret. Given the topic presented, considering the entire history covered in this work, it was noted that the educational system still needs and seeks improvements in terms of teaching materials, structure and training courses for teachers. This work highlights the importance of literacy and literacy. For his contribution, articles were read, research was done. It is noted that teaching requires improvement. However, the objective of this study is to analyze literacy and literacy and its importance in learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da alfabetização para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Verificar a evolução da alfabetização e do letramento, com o propósito de analisar o desenvolvimento dentro da educação escolar. A primeira infância é marcada por descobertas e desafios e está se transformando, tendo em vista que a história do Brasil foi marcada pelo capitalismo, que influenciou o analfabetismo e privou a instrução acadêmica. Nesse aspecto, a instituição educacional se faz presente na formação do indivíduo de forma significativa, abrindo um leque de possibilidades, a partir dos conhecimentos adquiridos. Portanto, a presente pesquisa se baseou em pesquisa bibliográfica para descrever algumas imperfeições na educação infantil, devido à carência de formação, pesquisas e estudos nessa área, ela é pouco explorada. A educação infantil não fornece instrução formal de leitura e escrita para as crianças, mas fornece oportunidades para ajudá-las a iniciar o processo nos primeiros anos do ensino fundamental. Isso é alcançado por meio do acesso à escrita e à leitura de forma divertida e desafiadora. Quando se trata de alfabetização e letramento, o foco não é apenas ensinar a ler e escrever, mas também ensinar as crianças a utilizar essas habilidades no cotidiano. Em decorrência disso, a sala de aula deve ser um ambiente de alfabetização, com livros, jornais, histórias e materiais diversos que ajudem a adquirir essas habilidades. As crianças sabem que as representações estão em todos os lugares e que elas precisam se adaptar e entender como ocorre a comunicação. Assim, a alfabetização e o letramento são concebidos como processos pelos quais as crianças devem aprender a ler, escrever e interpretar. Diante do tema apresentado, considerando todo o histórico abordado neste trabalho, notou-se que o sistema educacional ainda necessita e busca melhorias em termos de materiais didáticos, estrutura e cursos de formação de professores. Este trabalho destaca a importância da alfabetizaçãoe do letramento. Para sua contribuição, foram lidos artigos, pesquisas foram feitas. Nota-se que o ensino requer aprimoramento. No entanto, o objetivo deste estudo é analisar a alfabetização e o letramento e sua importância na aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luannna Pereira de Jesus Oliveira (luannna.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-14T18:03:02Z No. of bitstreams: 3 Ata Luannna Pereira.pdf: 560431 bytes, checksum: 4f95b926ec42ff74c483be4676c0fb58 (MD5) Termo de Autorização LUANNNA PEREIRA.pdf: 216465 bytes, checksum: b2fe278a47936f8b48e46bc2137d2e84 (MD5) ARTIGO LUANNNA PEREIRA.pdf: 691115 bytes, checksum: aa242535c636adcb79d1aaaa6130912b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-15T14:39:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata Luannna Pereira.pdf: 560431 bytes, checksum: 4f95b926ec42ff74c483be4676c0fb58 (MD5) Termo de Autorização LUANNNA PEREIRA.pdf: 216465 bytes, checksum: b2fe278a47936f8b48e46bc2137d2e84 (MD5) ARTIGO LUANNNA PEREIRA.pdf: 691115 bytes, checksum: aa242535c636adcb79d1aaaa6130912b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-16T21:47:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata Luannna Pereira.pdf: 560431 bytes, checksum: 4f95b926ec42ff74c483be4676c0fb58 (MD5) Termo de Autorização LUANNNA PEREIRA.pdf: 216465 bytes, checksum: b2fe278a47936f8b48e46bc2137d2e84 (MD5) ARTIGO LUANNNA PEREIRA.pdf: 691115 bytes, checksum: aa242535c636adcb79d1aaaa6130912b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T21:50:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata Luannna Pereira.pdf: 560431 bytes, checksum: 4f95b926ec42ff74c483be4676c0fb58 (MD5) Termo de Autorização LUANNNA PEREIRA.pdf: 216465 bytes, checksum: b2fe278a47936f8b48e46bc2137d2e84 (MD5) ARTIGO LUANNNA PEREIRA.pdf: 691115 bytes, checksum: aa242535c636adcb79d1aaaa6130912b (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA ALFABETIZÇÃO E LETRAMENTO NA PRÉ ESCOLApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Luannna Pereira de Jesus Oliveira.pdfArtigo Luannna Pereira674,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Luannna Pereira de Jesus Oliveira.pdfTermo de Autorização Luannna Pereira211,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Luannna Pereira de Jesus Oliveira.pdfAta de Defesa Luannna Pereira547,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.