Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NO ENSINO REMOTO |
Autor(es): | Silva, Karolina de Jesus Inacio |
Primeiro Orientador: | Santos, Lais Alice Oliveira |
Primeiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Segundo Membro da Banca: | Libanio, Weverto Oliveira da Silva |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação, afetando o processo de alfabetização. Este estudo visa compreender os desafios enfrentados pela instituição escolar em dentrimentoas famílias durante a alfabetização em tempos de pandemia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica na base de dados da SciELO, utilizando descritores como “alfabetização”, “família”, “ensino remoto”, “Covid-19” e “pandemia”. Por meio da análise de conteúdo, selecionamos oito artigos relevantes que abordavam a temática. Os resultados indicam que os principais desafios enfrentados pelas famílias foram: dificuldades no uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, desafios em organizar e planejar o processo educacional e a falta de tempo das famílias devido às suas responsabilidades profissionais. Concluímos que muitos desses desafios persistem mesmo no ensino presencial, destacando a necessidade de aprofundar investigações e debates sobre a relação entre família e escola na alfabetização. |
Abstract: | The Covid-19 pandemic significantly impacted education, affecting the literacy process. This study aims to understand the challenges faced by the school institution in comparison to families during literacy in pandemic times. We conducted a bibliographic review in the SciELO database, using descriptors such as “literacy,” “family,” “remote learning,” “Covid-19,” and “pandemic.” Through content analysis, we selected eight relevant articles that addressed the topic. The results indicate that the main challenges faced by families were: difficulties in using digital technologies as a pedagogical tool, challenges in organizing and planning the educational process, and the lack of time for families due to their professional responsibilities. We conclude that many of these challenges persist even in faceto-face teaching, highlighting the need to deepen investigations and discussions about the relationship between family and school in literacy. |
Palavras-chave: | Alfabetização COVID-19 Desafio das famílias Ensino remoto |
Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824 |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_Karolina Inácio.pdf | 424,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcc_Karolina Inacio.pdf | 592,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.