Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NO ENSINO REMOTO
Autor(es): Silva, Karolina de Jesus Inacio
Primeiro Orientador: Santos, Lais Alice Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Segundo Membro da Banca: Libanio, Weverto Oliveira da Silva
Resumo: A pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação, afetando o processo de alfabetização. Este estudo visa compreender os desafios enfrentados pela instituição escolar em dentrimentoas famílias durante a alfabetização em tempos de pandemia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica na base de dados da SciELO, utilizando descritores como “alfabetização”, “família”, “ensino remoto”, “Covid-19” e “pandemia”. Por meio da análise de conteúdo, selecionamos oito artigos relevantes que abordavam a temática. Os resultados indicam que os principais desafios enfrentados pelas famílias foram: dificuldades no uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, desafios em organizar e planejar o processo educacional e a falta de tempo das famílias devido às suas responsabilidades profissionais. Concluímos que muitos desses desafios persistem mesmo no ensino presencial, destacando a necessidade de aprofundar investigações e debates sobre a relação entre família e escola na alfabetização.
Abstract: The Covid-19 pandemic significantly impacted education, affecting the literacy process. This study aims to understand the challenges faced by the school institution in comparison to families during literacy in pandemic times. We conducted a bibliographic review in the SciELO database, using descriptors such as “literacy,” “family,” “remote learning,” “Covid-19,” and “pandemic.” Through content analysis, we selected eight relevant articles that addressed the topic. The results indicate that the main challenges faced by families were: difficulties in using digital technologies as a pedagogical tool, challenges in organizing and planning the educational process, and the lack of time for families due to their professional responsibilities. We conclude that many of these challenges persist even in faceto-face teaching, highlighting the need to deepen investigations and discussions about the relationship between family and school in literacy.
Palavras-chave: Alfabetização
COVID-19
Desafio das famílias
Ensino remoto
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4824
Data do documento: 2-Out-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_Karolina Inácio.pdf424,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Karolina Inacio.pdf592,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.